SINDSIFCE percorre todos os campi do IFCE, em ação histórica

HISTÓRICO! Em apenas 9 semanas, comitiva do SINDSIFCE percorreu TODOS os campi do Estado, para debater a campanha salarial e a reestruturação das carreiras!

Ininterruptamente, de 05/02 a 02/04, os dirigentes do Sindicato dos Servidores do IFCE, percorreram 6.390km, conversando com  mais de 700 servidores, em Assembleias Locais.

E ainda:

24 representantes sindicais foram escolhidos, garantindo a presença do Sindicato em praticamente todos os campi.

– Quase 50 novas filiações.

No entanto, mais do que números, a dedicação dos dirigentes sindicais e trabalhadores do Sindicato, dispondo de muitas horas do seu tempo, para encontrar os servidores, nos seus locais de atuação, representam uma nova perspectiva na maneira de se relacionar com quem mais importa: você!

Em alguns campi, estivemos pela primeira vez; em outros, retornamos após um período de muitos anos.

Levamos a compreensão de que um Sindicato é muito mais do que uma batalha por salários dignos ou melhores condições de trabalho. Levamos a compreensão de que é olhando no olho, que a luta existe e que antes de sermos servidores, somos seres humanos, que precisam de um abraço, um conforto, uma palavra amiga.

Como sentimos isso? Em agradecimentos profundos e sinceros, às vezes ali, na horas, às vezes, dias depois, em uma mensagem no celular. O que vimos foi uma vontade tão grande de expressar gratidão, que em muitos momentos, ficamos emocionados, sem saber como agir ou responder.

Ao longo dos dias, essa emoção foi se transformando em força, alimentando a perseverança de irmos até o fim com o calendário, sem desistir. Isso fortaleceu os laços de solidariedade entre nós. Sabemos, mais do que nunca, agora, a razão de existir deste Sindicato.

Se valeu a pena perder horas em família, momentos de lazer com amigos e tempo de descanso? VALEU DEMAIS!

Ver ali, in loco, a realidade do  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), suas deficiências, precariedades, mas também sua missão acontecendo ali na nossa frente, guiado por servidores corajosos, embrenhados na aridez do sertão, com o firme propósito de mudar a vida das pessoas.

Mesmo diante das adversidades mais árduas, relatadas pelos servidores, a certeza de que o IFCE existe a partir da união e a coragem daqueles que o fazem. Prédios não sonham; pessoas sonham, como dizia Fernando Pessoa, “o homem sonha, a obra nasce.

Foi, sem dúvida, uma jornada pelo reconhecimento da dignidade humana, pela equidade e pela justiça social.

Encontrar os servidores civis, do Colégio Militar de Fortaleza e Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará, também foi importante para estreitar ainda mais nossos laços. Há muito a ser construído e estamos lado a lado.

Cada passo dado, cada palavra proferida, carrega consigo o peso do dever cumprido. Que estejamos construindo um mundo onde o trabalho seja valorizado pela sua potência.

Essa conquista é um raio de sol em meio à tempestade, uma prova irrefutável de que a união faz a força.

Mas a luta dos trabalhadores nunca cessa. Agora, juntamos novos esforços, para um novo desafio: guiar os servidores do IFCE uma ação de mobilização organizada, rumo a valorização histórica, que buscamos há anos.

Sabemos que não estamos sozinhos nessa jornada. Temos mais do que nunca essa certeza, agora!

É o sentimento de dever cumprido que nos impulsiona adiante!

É a história sendo feita e contada, todos os dias, em um Sindicato de todas as lutas!

DIRETORIA COLEGIADA DO SINDSIFCE.