Nossa História

Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (SINDSIFCE) é a entidade que defende os professores e técnico-administrativos da reitoria e de 20 dos 27 campi do IFCE, em todo o Ceará. Associar-se ao Sindicato é ter garantia de, além de reforçar a luta pelos direitos e interesses dos servidores e pelo direito da sociedade à educação pública de qualidade, poder contar com apoio e orientação para fazer as melhores escolhas, ao longo de sua carreira no Instituto.

A entidade sindical que representa os servidores do IFCE iniciou suas atividades em 10 de novembro de 1986, a partir da Associação dos Docentes de 1º e 2º grau da Escola Técnica Federal do Ceará (ADETECE). Em 6 de março de 1997, a ADETECE foi transformada numa associação ampla de servidores ativos e inativos, representando, a partir de então, os docentes e técnico-administrativos, passando a se chamar Associação dos Trabalhadores do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (ATEFCE).

Em novembro de 2010, a ATEFCE passou a se chamar Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (SINDSIFCE). Uma história marcada pelo espírito de luta, pela defesa dos direitos dos servidores, por melhores condições de trabalho, por mais recursos e melhor infraestrutura para ensino, pesquisa e extensão, pela bandeira da educação de qualidade ao acesso de todos.

Em todo esse tempo, o Sindicato sempre esteve ao lado dos servidores, nas diversas lutas que travou, em prol da permanência, amplitude e conquista dos direitos das categorias que representa, nas greves, caravanas, nos encontros, assembleias, confraternizações e na luta maior, que acontece no dia a dia.

Conheça as Diretorias do SINDSIFCE

Memória das nossas greves