RETROSPECTIVA | Confira algumas ações do SINDSIFCE ao longo do ano!

48

Aquisição da sede própria do Sindicato

Filiados aprovaram a compra do imóvel, situado na Rua Nossa Senhora dos Remédios, número 170, no bairro Benfica.

Criação do Grupo de Trabalho Carreira dos Docentes e Técnico-Administrativos

O objetivo do grupo é promover estudos, proposições e atividades para debater as carreiras. Ao todo, 9 técnicos-administrativos e 7 docentes integram o GT.

Reedição do Jornal da entidade

Em formato mais moderno, o Jornal SINDSIFCE passa a ser editado bimestralmente, retomando o veículo de comunicação, que durante muitos anos, acompanhou os principais fatos da luta sindical da entidade.

Criação de página virtual para consulta de ações judiciais em curso

Na página, é possível acessar todas as ações judiciais em curso. Em cada item, uma breve explicação sobre a ações e os documentos necessários para os interessados.

Parcerias garantem descontos para servidores filiados

Firmamos convênios com diversas empresas e prestadores de serviços, com intuito de garantir descontos e benefícios exclusivos.

Na lista de empresas conveniadas, estão: UNIFOR, Esmaltec, Unifametro, Gerardo Bastos, HC Pneus e muitas outras. Alguns descontos chegam a 35%. Para ter acesso aos descontos, o servidor precisa ser sindicalizado.

VANGUARDA | Implementação de acessibilidade digital para surdos nos conteúdos do site

Nosso site passou a ser traduzido para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), por meio da interpretação de um tradutor, de forma inovadora.

Sede nova – Comissão de reforma

Para acompanhar o processo de reforma – desde o projeto até sua inauguração, o SINDSIFCE formou comissão de servidores.

Negociação com a Unimed consegue manter mesmo índice de reajuste do ano passado

O SINDSIFCE, em negociação com a operadora Unimed (plano coletivo do Sindicato), conseguiu manter o mesmo índice de reajuste do ano passado: 11,89%.

SINDSIFCE passa a compor Comissão de Articulação e Negociação dos Servidores Civis das Instituições de Ensino Vinculadas ao Ministério da Defesa

Votação foi realizada no 15ª edição do Encontro dos Servidores Civis das Instituições de Ensino Vinculadas ao Ministério da Defesa(ESCIME).

Nova Assessoria Jurídica

O Escritório Jurídico LEITÃO, ESPÍNDOLA & FREITAS ADVOCACIA passou a atender os servidores, em formato presencial, na sede do Sindicato, e virtual, com marcação pelo site.

Assessoria jurídica ajuíza Ação Coletiva para Docentes do Colégio Militar de Fortaleza

A Ação tratou dos desagravos relativos ao recesso, férias, feriados e carga horária excessiva dos servidores da Instituição.

Campanha contra Assédio Moral

A Campanha “Assédio Moral – Sem Meias Palavras” foi realizada em parceria com a Assessoria Jurídica do SINDSIFCE, por meio de lives e materiais informativos.

Ação contra a União Federal e o Colégio Militar de Fortaleza (CMF) com intuito de impedir que os servidores trabalhem aos sábados

A ilicitude do trabalho reiterado dos docentes da instituição aos sábados, como forma de compensação de feriados, foi motivo para ação judicial em favor dos servidores.

VITÓRIA JUDICIAL – Redução na jornada de trabalho para filiada acompanhar terapia da filha com TEA

Justiça reconheceu a necessidade da redução em 50% na jornada de trabalho de servidora, filiada ao Sindicato, para acompanhar o tratamento de saúde de sua filha, diagnosticada com TEA – Transtorno do Espectro Autista, sem redução do salário ou necessidade de compensação.

Outras Ações Judiciais:

  • Retroativo da Progressão Funcional por Titulação (09/2008 a 12/2011)
  • Restituição do Imposto de Renda incidente sobre juros de mora
  • Restituição do Imposto de Renda cobrado sobre o auxílio-creche (pré-escolar)
  • Coparticipação Auxílio Creche
  • Restituição da contribuição previdenciária
  • Individual de auxílio transporte
  • Coletiva de auxílio transporte

Debate na Assembleia Legislativa do Ceará

O Fórum “O Novo Ensino Médio – Concepções em Disputa” foi realizado no Auditório Murilo Aguiar (ALECE) e contou com a participação da Profª. Amanda Moreira da Silva, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e o Prof. John Mateus, Professor do Instituto Federal do Ceará.

Live no Youtube

Com o tema, “Sem ilusões ou cortina de fumaça: o Novo Ensino Médio não pode ter vida longa”, a live recebeu os professores Michelangelo Torres, do Instituto Federal do Rio de Janeiro e Marcos Lamarão, do Instituto Federal Fluminense.

Debate no campus Limoeiro do Norte

Com objetivo de promover discussões e apontar alternativas para o modelo de ensino, que em seu novo formato, é criticado por estudiosos do tema e comunidade escolar, o Fórum recebeu o Prof. John Mateus, do Instituto Federal do Ceará e a Profa. da Rede Estadual, Kariny Maiara.

Debate no campus Caucaia

Realizado no Auditório do Campus de Caucaia – IFCE, a atividade que discutiu o tema, foi ministrada pela Profa. Anna Karina, Professora da rede estadual de ensino e Prof. John Mateus, do Instituto Federal do Ceará.

Debate no campus Canindé

A atividade, realizada no Auditório do Campus de Canindé – IFCE, teve como debatedores: Kariny Maiara, Professora da Rede Estadual do Ceará e Francisco Jarir Lima Pereira – Prof. da da Rede Estadual do Ceará.

Participação no Comitê Cearense pela Revogação do Novo Ensino Médio

SINDSIFCE, ADUFC, SINDUECE e Regional NE1 do ANDES-SN compõem o Comitê Cearense pela Revogação do Novo Ensino Médio (NEM).

Carta Aberta pela Revogação da Reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/2017)

O Sindicato dos Servidores do IFCE assinou a Carta Aberta pela Revogação da Reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/2017). Com mais de 500 assinaturas, congregando diversas entidades de todo país, a Carta detalha todo o nefasto processo da Reforma do Ensino Médio e elenca os principais motivos para sua Revogação.

Realização do Seminário de Formação Política

Para debater a Carreira (TAE e Docente), o SINDSIFCE recebeu Vânia Gonçalves, coordenadora geral da FASUBRA e David Lobão, Coordenador Geral do SINASEFE e para falar sobre formação política e a luta por direitos, recebemos Artemis Martins, Coordenadora Geral do SINASEFE e Raquel Dias, 1ª vice-presidente do Andes Sindicato Nacional.

Curso de Formação Sindical

Em formato totalmente online, o curso teve mais de 100 inscritos e teve como objetivo, capacitar servidores públicos da rede federal de ensino, estudantes, dirigentes sindicais e interessados em geral. Foram 4 módulos, totalizando uma carga horária de 40h. O seminário de conclusão foi realizado na ADUFC e debateu a expansão e evasão dos IF’s e o processo de privatização dos Institutos, com a “utilização” de Fundações.

GT de Políticas Educacionais

Servidores filiados passaram a compor o Grupo de Trabalho. São eles: Artemis Martins, Rafaella Florêncio, Vinicíus Vanir, Barbara Diniz, Raquel Nepomuceno, Cezar Amario, Lídia Farias, Natalia Ayres, Lissa Fontenele, Valmir Arruda, Priscilla Uchoa, Maria Cleide e Karla Gomes.

Repúdio à transfobia!

Professora do IFCE é atacada por transfóbicos e SINDSIFCE vem a público manifestar, veementemente, repúdio à transfobia.

Ato em defesa da Democracia e nota de repúdio

SINDSIFCE participou de ato contra as práticas terroristas e a tentativa de golpe de estado, que culminou com a depredação do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e da sede do Supremo Tribunal Federal. O ato aconteceu na esquina da Av. 13 de Maio com a Av. da Universidade.

O Sindicato também emitiu nota repudiando os ataques.

Repúdio ao racismo

O Sindicato dos Servidores do IFCE solidarizou-se com a filiada, Valéria Lourenço, Docente do Campus Crateús, pelos ataques racistas sofridos pelo seu filho, nas Lojas Americanas.

Posicionamento sobre a situação do Campus Canindé

Nota destacava as condições materiais e os inúmeros casos de assédios sofridos pelos servidores do campus Canindé.

Solicitação de reuniões para tratar sobre os problemas no campus Canindé

Ao todo, o Sindicato dos Servidores do IFCE enviou para a Reitoria quatro (4) ofícios solicitando reunião para tratar da situação do Campus Canindé. No entanto, a Reitoria não respondeu nenhuma solicitação.

Debate sobre segurança no ambiente escolar

“Os desafios para a segurança das comunidades educacionais no Ceará: o que fazer?” foi tema de live, que teve como convidados, o Deputado Estadual Guilherme Sampaio (PT) e o cientista social Ricardo Moura.

Solicitação de reunião para tratar da segurança no IFCE

O Sindicato dos Servidores do IFCE enviou Ofício para Reitoria do IFCE, solicitando, ao Magnífico Reitor, Wally Menezes, reunião para tratar da segurança nos ambientes de ensino.

Combate ao racismo – Debate

Suelen Pereira da Cunha, docente do Campus Crateús, escreveu artigo para nosso site, sobre o tema. Dentre os diversos aspectos importantes, Suelen pontuou que “o combate ao racismo é elemento sem o qual não é possível o desenvolvimento humano.”

Posicionamento contra a privatização da educação pública

Artigo debate privatização do serviço público, ao oferecer cursos pagos para a comunidade acadêmica.

SINDSIFCE enviou Ofício para Diretor Geral do Campus de Itapipoca solicitando acesso integral ao procedimento administrativo que possibilitou o uso pelo Exército Brasileiro dos espaços do campus de Itapipoca

O Ofício destaca a gravidade da ocupação, pois “militares circulam portando fuzis e armamentos diversos, entrando e saindo das dependências do Instituto como se comum fosse aquele cenário bélico.”

Repúdio aos atos de constrangimento e intimidação contra o professor Vinícius Vanir Venturini, cometidos pelo Colégio Militar de Fortaleza (CMF)

Sindicato repudiou os atos de constrangimento e intimidação contra o professor Vinícius Vanir Venturini, cometidos pelo Colégio Militar de Fortaleza (CMF).

Solidariedade ao Prof. Fábio Sobral (UFC) e aos seus alunos

O Sindicato dos Servidores do IFCE manifestou solidariedade ao Prof. Fábio Sobral, do Curso de Economia Ecológica da Universidade Federal do Ceará (UFC), e aos seus alunos, em especial aos que atuam no Centro Acadêmico Georgescu-Roegen. O professor e seus alunos, têm sofrido assédio institucional e ideológico pela diretoria da unidade acadêmica.

2º Encontro de Negras, Negros, Indígenas e Quilombolas

9 servidores participaram do encontro realizado em Maceió (AL). O tema do evento foi “Malungas, Malungos e Parentes na terra de Palmares! Nossa luta, nosso sindicato!”.

178ª Plenária Nacional do SINASEFE –SINDSIFCE envia representantes

2 Delegados e 2 observadores debateram a conjuntura política nacional e a abertura da Mesa de Negociação.

179ª Plenária Nacional do SINASEFE –SINDSIFCE envia representantes

2 Delegados e 6 observadores debateram o único ponto da pauta: Campanha Salarial.

180ª Plenária Nacional do SINASEFE

2 delegados, 1 suplente e 4 observadores. Ponto de pauta principal: Análise de conjuntura e Campanha Salarial.

Reunião com assessoria do líder do Governo na Câmara para tratar das demandas dos TAES

Encontro com Carlos Filho, assessor do deputado federal José Guimarães (PT-CE), líder do Governo na Câmara aconteceu no gabinete do parlamentar. A pauta da reunião tratou, prioritariamente, das demandas dos servidores técnico-administrativos.

181ª Plenária Nacional do SINASEFE

2 delegados e 2 observadores. Pauta principal: 35º Congresso do SINASEFE (CONSINASEFE)

Reunião com o Deputado Idilvan Alencar

Reunião tratou dos “gatilhos” no novo arcabouço fiscal, que impossibilita a concessão de reajuste salarial dos servidores públicos, em caso de descumprimento das metas estipuladas, assim como a não realização de concursos públicos e a urgência na revogação do novo ensino médio.

Reunião com Assessora da Deputada Federal, Luizianne Lins (PT)

A reunião com a assessora da Deputada Federal, Luizianne Lins (PT), Nágela Raposo, teve como objetivo central, as reivindicações das entidades para Reestruturação da Carreira e Recomposição Salarial dos TAE do PCCTAE.

Reunião com o CONIF

O Sindicato dos Servidores do Ceará, representado pela sua Diretora Lídia Farias, participou, na de reunião com a Presidenta do Conif, Leopoldina Veras para tratar de temas relevantes para a categoria.

183ª Plenária Nacional

2 Delegados e 4 observadores debateram os pontos de pauta: Campanha Salarial 2024, reestruturação das carreiras de docentes e técnicos e Mesa de Negociação Permanente.

Participação na Marcha das Margaridas

Ozirene Maia Vidal, ex-diretora do SINDSIFCE, docente do campus Limoeiro do Norte e ativista pelos direitos das mulheres, representou o SINDSIFCE na 7ª Marcha das Margaridas, que aconteceu em Brasília.

182ª Plenária Nacional

1 Delegados e 4 observadores debateram os pontos de pauta: Campanha Salarial 2024, como reestruturação de carreiras e “revogaço”.

Participação no ato contra a PEC 32 e em Defesa do Serviço Público

A manifestação aconteceu na praça da Bandeira. O SINDSIFCE disponibilizou um “trenzinho”, que percorreu as principais ruas do Benfica e do centro.

184ª Plenária Nacional

2 Delegados e 3 observadores debateram os pontos de pauta: conjuntura política; a rearticulação da Frente de Lutas dos Movimentos Sindicais e Sociais; o 35º CONSINASEFE; a conclusão das propostas de reestruturação das carreiras (PCCTAE) e a reforma do alojamento do SINASEFE.

35º CONSINASEFE

8 delegados e 1 observador. O Congresso foi estatuinte.

Participação no I Encontro de Formação dos Núcleos de Gênero e Diversidade Sexual

Raquel Nepomuceno, Diretora do SINDSIFCE, participou da Mesa “Análise de cenários de gênero e diversidade”, debatendo o tema com a Secretária da Diversidade do Ceará, Mitchelle Benevides Meira. O evento ocorreu no auditório da Reitoria.

Assembleia Local no campus Canindé

Para discutir a situação do campus Canindé, membros da Diretoria foram à Canindé conversar com os servidores.

Assembleias locais nos Campus Caucaia e Maracanaú

Na pauta, Campanha Salarial 2024, informes sobre ações jurídicas, debate sobre o novo arcabouço fiscal e demais temas de interesse da categoria.

Debate no Campus Limoeiro do Norte

Durante encontro pedagógico, SINDSIFCE atualizou os servidores acerca da campanha salarial 2024, das instruções e normativas que compõem o pacote do “revogaço”, da PEC 32 e das ações judiciais “ganhas” pelo Sindicato.

Debate no campus Umirim

SINDSIFCE participou da Jornada de Lutas dos Servidores Federais em defesa da recomposição salarial, contra a PEC 32 e em defesa do Serviço Público. Cezar Amario, realizou uma roda de conversa com servidores.

Serviço de Psicologia é lançado

Os psicólogos do “Lugar do Sentir” atenderam filiados em formato individual e coletivo.

Lives para debater carreiras

Debater e tirar dúvidas sobre as propostas para as carreiras dos servidores.

Para discutir a carreira TAE, convidamos:

▪️ Grazielle Nayara – CNS Sinasefe
▪️ William Carvalho – CNS Sinasefe
▪️ Leewerton Marreiro – Coletivo Taes na Luta
▪️ Lídia Farias – Diretora do SINDSIFCE – Mediadora

Para debater a carreira Docente, convidamos:

▪️ David Lobão – Coordenador-geral do Sinasefe
▪️ Cleide Barroso – Diretora do SINDSIFCE – Mediadora

Campanha para incluir o PCCTAE e a carreira do EBTT no Plano Plurianual (PPA) do governo federal

O SINDSIFCE realizou campanha para garantir que as propostas das categorias que defende, fossem contempladas no PPA. O PCCTAE foi o mais votado da plataforma, no segmento Educação.

Propostas de reestruturação das carreiras foram entregues ao governo; SINDSIFCE teve importante participação

O Sindicato dos Servidores do IFCE criou e manteve funcionado, os Grupos de Trabalho que discutiram, durante mais de 6 meses, as propostas de carreiras que foram enviadas para o Sindicato Nacional e debatidas nas Plenas.

Mesa Específica e Temporária para reestruturação do PCCTAE tem segunda reunião no MGI; SINDSIFCE participou do encontro

A segunda reunião da Mesa Específica e Temporária para debate da carreira dos Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) – espaço responsável pelas tratativas para reestruturação do PCCTAE. O SINDSIFCE foi representado pela Diretora, Lídia Farias (Sindsifce-CE)

Ato pela Campanha salarial em Brasília

O governo não mostrou nenhum índice para a recomposição salarial – o que foi considerado um desrespeito pela bancada sindical. Delegação do SINDSIFCE participou do ato, durante a mesa de Negociação, na sede do DNIT.

Participação no I Encontro de Formação dos Núcleos de Gênero e Diversidade Sexual

Raquel Nepomuceno, Diretora do SINDSIFCE, participou da Mesa “Análise de cenários de gênero e diversidade”, debatendo o tema com a Secretária da Diversidade do Ceará, Mitchelle Benevides Meira. O evento ocorreu no auditório da Reitoria.

Festa de Natal reuniu mais de 300 pessoas em comemoração tradicional

Este ano, em novo local, a confraternização aconteceu no BNB Clube de Fortaleza, no dia 16/12, com a tradicional feijoada, sorteio de prêmios e entrega de brindes. Para animar a festa, convidamos as bandas “Essas mulheres” e “Forró Manzape”.