Resultado da reunião sobre calendário acadêmico

8

Na tarde de hoje (10), o comando de greve do IFCE juntamente com o comando de mobilização estudantil se reuniram com representantes da Reitoria e da gestão de alguns campi, no miniauditório do IFCE, para tratar sobre calendário acadêmico.

No início da reunião, o pró-reitor de ensino Gilmar Ribeiro falou sobre um ofício da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) que traz as diretrizes para o calendário de reposição: Relacionar os dias cumpridos antes da greve , ou seja o que antecede ao dia 14 de junho, relacionar também a duração da greve dos docentres e dos técnicos ( dia 16 de setembro- data que antecede a volta às aulas), a quantidade de dias perdidos (equivale aos dias de greve de cada campi ou seja contabilizar fielmente os dias que os professores terão que repor). Nos calendários 2012.1 e 2012.2 deverá ser mantido os 200 dias letivos do ano de 2012 e que não poderá ser usado eventos de nenhuma natureza para contabilizar como dia letivo. Esse ofício foi enviado aos diretores gerais e de ensino dos campi.
O CALENDÁRIO ACADÊMICO
Ficou deliberado na reunião que o calendário constará no máximo, seis (6) sábados letivos, garantindo pelo menos três (3) dias de férias do exercício de 2013, em janeiro para os docentes. E as aulas do semestre 2012.2 deverão começar no mês de janeiro. O departamento de ensino de cada campi ficará resposável pela elaboração do calendário acadêmico respeitando as orientações acima. Como também repassar o calendário a gestão do IFCE até sexta-feira (14).
Os sábados letivos deverão ser realizados com alunos em sala de aula. Na reunião, o comando de greve solicitou para  constar em ata, que se for preciso o trabalho dos técnicos administrativos durantes os sábados letivos que os mesmos possam deliberar o dia da semana que compensarão as horas.
No momento é aguardar até sexta-feira (14) pela divulgação dos calendários acadêmicos.