Nota do Comando de Greve sobre a proposta da Reitoria de suspensão de aula e não de calendário

178

O comando geral de greve esteve reunido com a reitoria no dia 22/04/2024 para tratar da minuta de acordo em relação a recuperação das atividades pós greve e a garantia de não corte de ponto. Findado esse debate, a Reitora nos deu, pela primeira vez, uma resposta sobre nossa reivindicação de suspensão do calendário.

Na proposta da Reitoria apenas figurou a suspensão das aulas e não do calendário. A execução dessa medida se daria por cada campus, por sua direção. Importante deixar claro que o comando de greve não concordou com essa proposta, pois qualquer decisão dessa magnitude deve ser decidida com o Comando e com a categoria.
Após debatido o assunto no comando geral, afirmamos que, apesar de essa proposta ser um avanço perante a não suspensão do calendário, ela ainda não contempla as demandas do movimento. Isso por que continua gerando insegurança na recuperação das atividades pós greve, que nesse formato seriam variáveis conforme o campus e a posição de sua direção.

Além disso, a suspensão do calendário garante:

1- que não haja prejuízos a estudantes assegurando, ao fim da greve, o correto período acadêmico através de um calendário único de reposição;

2- permite melhores condições para toda a comunidade escolar para posterior funcionamento administrativo e pedagógico do Campus considerando calendário único;

3- evitar o lançamento de avaliações de forma não acordada e sem o conteúdo dado regularmente em sala de aula;

4- Assegura , através de calendário único de reposição, a igualdade de condições de acesso e permanência na instituição e garantia do padrão de qualidade e das condições equânimes de ensino e aprendizagem e;

5- Evita assimetrias em relação ao trabalho pedagógico entre os campi, entre turmas de um mesmo campus e entre departamentos, evitando assim insegurança em estudantes e servidores e a precarização das condições de trabalho.
Por esses motivos e pela fortificação da Greve, o Comando Geral de Greve IFCE 2024 mantém sua posição a favor da suspensão do calendário acadêmico e irá continuar em negociação com a reitoria para este fim.

COMANDO GERAL DE GREVE DO SINDSIFCE.

TRADUÇÃO EM LIBRAS: