Na direção contrária, IFCE caminha para privatização da educação pública

Na direção contrária ao fortalecimento da instituição, dos servidores, dos estudantes e da educação pública, a gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, abre caminho para privatização do serviço público, ao oferecer cursos pagos para a comunidade acadêmica.

Ora, uma vez que o Instituto tem a educação pública socialmente refarendada, o SINDSIFCE compreende como extremamente grave a “terceirização” da gestão financeira da entidade, permitindo que fundações vocacionadas para o lucro, passem a atuar dentro da esfera pública.

Bem sabemos – e já vimos esse “filme” – que a corrosão das intituições ocorre por dentro, na concessão de espaços, na parceria “boa para todos”. Devemos manter no radar nosso objetivo público, livre de interesses privados e mercadológicos; devemos ser intrasigentes na defesa da coisa pública; com relação a isso, poucos – ou nenhum – argumento é válido.

Além disso, ações deste tipo só aceleram o sucateamente do trabalho dos servidores, ampliando o controle sob a atuação e empurrando para uma política de mercantilização da educação.

Queremos boas novas de valorização, de fortalecimento da instituição e dos servidores que a compõem. Queremos recursos públicos circulando dentro do IFCE e para sua comunidade, geridos de forma coletiva e participativa, com objetivo de mais vida, mais conhecimento, mais alegria e bem-estar.

Sindicato dos Servidores do IFCE – SINDSIFCE