29/08 – Dia Nacional da Visibilidade Lésbica

82
Foto: Freepik

Hoje, 29/08, é o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. A data foi criada por ativistas brasileiras em homenagem ao 1º Seminário Nacional de Lésbicas, ocorrido neste dia, em 1996, no Rio de Janeiro.

Desde então, algumas vitórias jurídicas foram conquistadas, como a menção à orientação sexual na Lei Maria da Penha, a possibilidade de mulheres lésbicas se casarem no civil, o amparo legal para reprodução assistida e a equiparação da LGBTfobia ao crime de racismo.

As principais reivindicações das mulheres lésbicas são o combate à violência, à lesbofobia e ao lesbocídio; a busca por direitos e dignidade, pela livre expressão de sua orientação sexual e identidade de gênero, pois são muitas as formas de opressão.

A academia, como sabemos, é um espaço privilegiado de questionamento dessas opressões, pois pode contribuir muito para a reflexão e o pensamento crítico, bem como para o respeito, o acolhimento e a valorização da diversidade.

Educar para a igualdade é um compromisso importante para firmarmos em celebração ao Dia da Visibilidade Lésbica! O Sindicato dos Servidores do IFCE apoia essa causa!

Precisa denunciar alguma violência? Confira canais de denúncia

Denúncias de casos de lesbofobia, outras formas de LGBTfobia ou violência contra mulheres, crianças, adolescentes, idosos ou qualquer pessoa vulnerável, podem ser feitas pelo Disque 100, pelo portal do Departamento de Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, ou pelo 190, telefone da Polícia Militar.