GREVE 2024] Comando de Greve do Ceará participa de Audiência Pública na Câmara dos Deputados, em Brasília

Servidores da educação pedem recomposição salarial ainda neste ano
Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados

Foi realizada ontem, 16/04, Audiência pública da Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados para debater a mobilização e as greves de servidores(as) da educação federal. A atividade aconteceu no auditório Nereu Ramos, compondo a Jornada de Lutas de SPFs, que acontece durante toda semana, em Brasília-DF.

O Auditório ficou lotado!

Assista a íntegra da Audiência:

O requerimento para a realização da audiência foi apresentado pela deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP) e recebeu o apoio das deputadas Alice Portugal (PCdoB – BA) e Erika Kokay (PT-DF), bem como dos deputados Reimont (PT-RJ) e Rogério Correia (PT-MG).

Apoio parlamentar
Diversos deputados participaram do debate. A deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP) destacou a importância do espaço de diálogo. Já a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) disse que as reivindicações são justas e que a situação precisa ser resolvida, sem que servidores sejam punidos por conta da greve.

“Os técnicos das universidades e dos institutos federais têm o pior salário do Poder Executivo. Isso é uma realidade de trabalhadores e trabalhadoras que estão endividados em sua maioria, com os cartões de banco nas mãos dos agiotas”, disse Alice Portugal.

Por sua vez, a deputada Erika Kokay (PT-DF) defendeu a inversão de prioridades e o comprometimento do orçamento não com juros da dívida, mas “com o que é projeto nacional e com a inclusão da população brasileira”. Para a parlamentar, são os servidores, diante das ofertas do governo, que deverão decidir o fim da greve.

Participantes – Também participaram da audiência pública: o secretário de Gestão de Pessoas do MGI, José Celso Cardoso Jr; a supervisora técnica do Escritório Regional do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) no Distrito Federal, Mariel Angeli Lopes; o coordenador de Educação da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Educação Superior Públicas do Brasil (Fasubra Sindical), Sandro Pimentel; o presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Educação Superior (Andes-Sindicato Nacional), Gustavo Seferian; a representante do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), Viviane Peres; o coordenador-geral do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), David Lobão; e a diretora da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Educação Superior e Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Proifes-Federação), Rosangela Gonçalves de Oliveira.

O Comando de Greve do Ceará foi representado, por:

• Valmir Arruda de Sousa Neto
  • Maria Cleide da Silva Barroso
  • Lourdes Rafaella Santos Florencio
  • Claudenira Cavalcante Melo
  • Bárbara Luana Sousa Marques

Fonte: Agência Câmara, Portal do MEC e ASCOM SINASEFE.

TRADUÇÃO EM LIBRAS: