Fóruns dos Servidores Federais e Centrais Sindicais entregam proposta unificada ao governo

Plenária Nacional de Servidores(as) Públicos(as) Federais

As entidades que representam os servidores do Poder Executivo Federal se reuniram, no começo da tarde de ontem (31), para analisar a contraproposta que seria enviada pelas  Centrais Sindicais, pelo Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) para o governo federal. O SINASEFE compõe o Fonasefe.

Uma vez que o documento das Centrais e do Fonasefe convergem com a contraproposta apresentada pelo Fonacate no dia 10 de janeiro, em um gesto de boa vontade e para acelerar o andamento da negociação, as entidades do Fonacate aprovaram subscrever e entregar uma proposta unificada ao governo Federal.

Na contraproposta protocolada ainda ontem (31), no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), constam dois blocos de recomposição salarial: reajuste de 34,32% dividido em 3 parcelas iguais de 10,34%, em 2024, 2025 e 2026, para os servidores federais que em 2015 firmaram acordos por dois anos (2016 e 2017); e reajuste de 22,71% dividido em 3 parcelas iguais a 7,06%, em 2024, 2025 e 2026, para os servidores que em 2015 fecharam acordos salariais por quatro anos (2016 a 2019).

A proposta ratifica ainda o pedido de equiparação de benefícios (alimentação, creche e per capita de saúde) e de maior celeridade às mesas específicas de negociação.

Quanto à pauta não-remuneratória, solicitação de revogação imediata de algumas medidas, como a IN 2, que dificultam a atividade sindical; uma posição contundente do governo contra a PEC 32/2020, da reforma administrativa; e o fim da contribuição previdenciária para os servidores públicos públicos (PEC 555/2006).

Ao entregar a contraproposta unificada, as entidades esperam que o MGI agende a próxima reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) o mais breve possível para dar resposta aos servidores.

Veja abaixo a contraproposta unificada.

Contraproposta-MGI-Propocolado_000006