Em Assembleia, filiados discutem construção da greve e escolhem representantes para Plena do SINASEFE

Print da tela do Google Meet

Em Assembleia virtual realizada ontem, 07/03, os filiados ao SINDSIFCE discutiram a construção da greve. Os presentes também decidiram sugerir ao SINASEFE, na 187ª Plena, que a entidade nacional, caso não obtenha nenhum posicionamento do governo com relação as pautas da bancada sindical, escolha o dia 1 de abril como data para indicativo de greve.

A Plena acontecerá nos próximos dias 16 e 17 de março, em Brasília.

Durante a discussão, os filiados destacaram a falta de respeito do goveno, ao não responder à contraproposta da bancada sindical, insistindo na proposta de reajuste de 0% em 2024, com apenas 9% parcelados em 2025 (4,5%) e 2026 (4,5%). Além disso, o governo não atendeu à solicitação de equiparação de benefícios entre servidores e servidoras dos Três Poderes, tanto para ativos quanto aposentados.

Outra demanda não atendida, e amplamente discutida durante a reunião, foi a não revogação das medidas do governo Bolsonaro que impactam servidores e serviços públicos, incluindo a persistência na tramitação da Reforma Administrativa (PEC 32), repudiada publicamente por todos os entes de defesa dos trabalhadores públicos.

Além disso, as negociações sobre a reestruturação das carreiras não avançaram, sendo evidente o despreparo dos representantes governamentais, visível na última mesa temporária, ocorrida em 22 de fevereiro. Houve confusão proposital de temas; sobre isso, nos posicionamos em nota.

Para Valmir Arruda, coordenador geral do SINDSIFCE, é fundamental que as bases se envolvam nas mobilizações que estamos fazendo. “Vamos continuar percorrendo os campi, conversando com os servidores, mostrando os dados, as dificuldades das nossas carreiras, construindo pela base, como deve ser, tendo os servidores como atores principais neste processo!”, ressaltou, após a Assembleia.

EM TEMPO – O SINDSIFCE tem realizado Assembleias Locais; até o momento, 13 campi já receberam a entidade sindical.

Foi decidido, ainda, que caso a greve venha a ser deflagrada pelo SINASEFE, a decisão da seção SINDSIFCE, será tomada em uma Assembleia Geral em formato presencial.

Ao final, foram definidos as delegadas e observadoras que representarão o SINDSIFCE na próxima Plena, em uma comitiva 100% feminina. São elas:

Delegadas:

• Raquel Campos Nepomuceno de Oliveira