Curso de Formação Sindical SINDSIFCE | Confira programação completa e conheça os palestrantes de cada módulo

121

Em formato totalmente online, pelas ferramentas Classroom e Meet (1 encontro síncrono semanal), do Google, o curso, que visa capacitar servidores públicos da rede federal de ensino, estudantes, dirigentes sindicais e interessados em geral, ocorrerá no próximo mês de outubro.

Dividido em 4 módulos, totalizando uma carga horária de 40h, o curso será realizado nos dias 04, 11, 18, 25, sempre às quartas-feiras, a partir das 19h30min. O seminário de conclusão, será realizado em formato presencial, no dia 28/10, em local ainda a ser definido.

Para realizar sua inscrição, clique aqui. Inscrições até o dia 29/09. Últimas vagas! 

Confira a seguir a programação completa do Curso e conheça os palestrantes de cada módulo!

Programação

Dia 04/10 – Módulo 1 – A crise do Capital e os impactos sobre a organização do trabalho e do trabalhador
Palestrantes: Fábio Sobral e Giovanni Alves
Mediadora: Antonia Karla Bezerra Gomes

Dia 11/10 – Módulo 2 – Caracterização do Estado e o papel do servidor público brasileiro
Palestrantes: Renato Roseno e Raquel Dias
Mediador: Cezar Amario Honorato de Souza

Dia 18/10 – Módulo 3 – As carreiras PCCTAE E EBTT (histórico – passado, presente e futuro)
Palestrantes: Vânia Helena Gonçalves e Davi Lobão
Mediadora: Lídia Farias Lima

Dia 25/10 – Módulo 4 – Regime previdenciário dos servidores do IF
Palestrante: Luís Fernando Silva
Mediadoras: Priscilla Uchoa Martins e Maria Cleide da Silva Barroso

Dia 28/10 – SEMINÁRIO Final – Hibrido – a definir

Conheça os palestrantes


Fábio Sobral

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1995), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (2003) e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2008). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Ceará dos curso de graduação em Economia Ecológica e Ciências Econômicas e do mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFC – Prodema. Orientador de mestrado e co-orientador de doutorado. Atua principalmente nos seguintes temas: Marx, alienação, concepção circular de filosofia, filosofia, história econômica, história do pensamento econômico e economias alternativas.

Giovanni Alves

É professor livre-docente da UNESP (Universidade Estadual Paulista) – Campus de Marília/SP e professor do programa de pós-graduação na mesma Universidade. Tem Doutorado em Ciências Sociais pela UNICAMP. É pós-doutor pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (Portugal) e pela Universidade Complutense de Madri (Espanha). Foi pesquisador do CNPq com bolsa-produtividade de 2008-2023, desenvolvendo pesquisas sobre as formas da precarização do trabalho no Brasil. Foi lider, no mesmo período, do GPEG (Grupo de Pesquisa e Estudos da Globalização). É coordenador-geral da RET (Rede de Estudos do Trabalho) (www.estudosdotrabalho.net). Coordena os seguintes projetos de extensão universitária: Projeto de Extensão Tela Critica (www.telacritica.org), voltado para a produção de material pedagógico de conteúdo sociológico que visa discutir temas da sociedade global através da análise critica de filmes do cinema; Projeto CineTrabalho, voltado para a produção de vídeos que tratem das experiências vividas do mundo do trabalho. É autor de vários livros e artigos na área de trabalho, sindicalismo, reestruturação produtiva, precarização do trabalho e saúde do trabalhador.

Renato Roseno

É advogado, graduado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), servidor público federal (Analista de Políticas Sociais) e Deputado Estadual no estado do Ceará pelo Partido Socialismo e Liberdade -PSOL (2015-2019 e 2019-2023). É Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania e do Comitê Cearense pela Prevenção dos Homicídios na Adolescência, membro titular do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura e do Conselho Estadual de Direitos Humanos. Já atuou como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Ceará (Dep. Estadual João Alfredo), bem como na coordenação do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará – CEDECA (2000-2006) e da Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente – ANCED (2002-2004). Coordenou pesquisas e projetos relacionados a infância, como a Pesquisa de Tráfico sobre Crianças, Adolescentes e Mulheres para fins de Exploração Sexual (PESTRAF/CECRIA) e o projeto da ANCED para fortalecimento das ações de proteção jurídico-social desenvolvidas pelos CEDECAs, além de ter desenvolvido consultorias para diferentes organizações e movimentos sociais em defesa dos direitos humanos. Dedica-se aos seguintes temas: direitos humanos; direitos da infância e juventude; desenvolvimento e avaliação de políticas públicas; enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes.

Raquel Dias

Professora associada do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, ministrando as disciplinas de Política e Planejamento Educacional e Formação e Identidade do Pedagogo. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1994), Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2000), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2006) e Pós Doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2020). É coordenadora do Grupo de Estudos Educação: Teoria e História. É integrante do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana. Tem experiência de investigação na área de Trabalho, Educação e Organização de Classe, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho e educação; movimento sindical docente; movimento estudantil; universidade pública; política educacional; Escola sem Partido; formação do(a) pedagogo(a).


Vânia Helena Gonçalves

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1990) e Especialização e Mestrado em Gestão Pública pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é Auxilar Administrativo da Universidade Federal de São Carlos e membro da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira (CNSC) da FASUBRA e do Ministério da Educação. É Coordenadora Geral do SINTUFSCar – Sindicato dos Trabalhadores Técnicos-Administrativos da Universidade Federal de São Carlos​.

 

Carlos David de Carvalho Lobão 

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (2006) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Campina Grande (2009). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, lotado no campus de Campina Grande e é membro do CONSUPER – Conselho Superior do IFPB, como representante eleito dos docentes. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Álgebra. É dirigente sindical e, atualmente, é Coordenador Geral do Sinasefe.

Luís Fernando Silva

Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC e tem Especialização em Relações Laborais pela Universidade Castilla-La Mancha, Espanha, em 2017.

Secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, entre janeiro de 2003 e janeiro de 2004; Pesquisador-colaborador da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, desde 2008; Membro da Comissão Especial de Direito Previdenciário do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, entre 2020 e 2022; Assessor jurídico da FASUBRA – Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil e Assessor Jurídico da FENASPS – Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social.

TRADUÇÃO EM LIBRAS: