Viva e Democrática! Comunidade acadêmica da UFC escolhe novo reitor da entidade

A comunidade da Universidade Federal do Ceará (UFC) escolheu o novo reitor e vice-reitora da instituição. Com 17.476 votos, a chapa “UFC Viva e Democrática”, formada pelos professores Custódio Almeida (Curso de Filosofia/UFC) e Diana Azevedo (Departamento de Engenharia Química/UFC), foi aclamada pela maioria dos estudantes, docentes e técnicos-administrativos.

Diante da escolha, o Conselho Universitário (CONSUNI) se reunirá no dia 28 de abril, de forma presencial, para elaborar a lista tríplice que será encaminhada ao Ministério da Educação (MEC).

Após quatro anos de intervenção bolsonarista, a UFC voltará a ser Viva e Democrática.

Pela atual legislação federal, que merece uma revisão urgente, não há obrigatoriedade de o presidente da República nomear o candidato mais votado, mas era o que vinha ocorrendo nos últimos 20 anos, por um respeito ao pacto democrático e à autonomia universitária. Esse princípio foi quebrado na gestão de Jair Bolsonaro, que nomeou mais de 20 interventores para as universidades federais, entre eles Cândido Albuquerque para a UFC, postulante que obteve menos dos 5% votos válidos em 2019. Naquele pleito, Custódio Almeida foi o candidato mais votado a reitor, com 65% dos votos, mas não foi nomeado pelo ex-presidente da República. A expectativa é que agora, sob uma nova gestão federal, a escolha da comunidade universitária possa voltar a prevalecer, conforme já sinalizaram o presidente Lula e o ministro da Educação, Camilo Santana.

O Sindicato dos Servidores do IFCE, representado pela sua Diretoria Colegiada, parabeniza Custódio e Diana. Bom trabalho!