SINDSIFCE se une a diferentes entidades para lançamento do Comitê Cearense pela Revogação do Novo Ensino Médio, hoje, 27/06, na Praça da Gentilândia

O Sindicato dos Servidores do IFCE, juntamente com ADUFC, SINDUECE e Regional NE1 do ANDES-SN, lança hoje, 27, o Comitê Cearense pela Revogação do Novo Ensino Médio (NEM), com plenária na Praça da Gentilândia, em Fortaleza, a partir das 18h.

O comitê vai definir estratégias de enfrentamento ao NEM a fim de pressionar o Ministério da Educação (MEC) pela revogação imediata da medida, e não apenas suspensão, como anunciado pelo órgão.

O Dia Nacional de Luta pela Revogação do Novo Ensino Médio e da Base Nacional de Formação de Professores  é uma ação organizada pelo SINASEFE, Andes – SN, Fasubra, Fenet, ExNEPe e Ubes; e também pelo Fórum de Intercomitês pela Revogação do Novo Ensino Médio, pela Frente Nacional pela Revogação da BNC-FP e pelo Observatório do Ensino Médio.

O SINDSIFCE convoca docentes, técnicas, técnicos, estudantes e a sociedade em geral para o lançamento do Comitê.

Debate em Limoeiro do Norte, realizado pelo SINDSIFCE

Durante os debates promovidos pelo SINDSIFCE – em fóruns, lives e encontros – estudantes e professores denunciaram o efeito nefasto do NEM sobre o ensino e condições de trabalho, como a redução das disciplinas científicas como química e sociologia (substituídas por “matérias” como “empreendedorismo” e “bolo de pote”), desvios de função e a subsequente evasão escolar, que afeta principalmente os alunos mais pobres das escolas públicas.

Para conhecer todas as iniciativas do Sindicato dos Servidores do IFCE no debate sobre a Revogação do Novo Ensino Médio, clique aqui.

A implementação das mudanças no ensino médio está suspensa para realização de consulta pública.

O SINASEFE tem se posicionado contra essas mudanças danosas no Ensino Médio brasileiro desde 2016. Neste ano (2023), o sindicato lançou uma Nota defendendo o Ensino Médio Integrado – proposta pedagógica exitosa que existe nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnológia: “A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica construiu uma proposta pedagógica que coloca seus estudantes no patamar de sistemas educacionais de países reconhecidos pela qualidade educacional. O Ensino Médio Integrado deve ser referência da etapa final da Educação Básica brasileira, reconhecendo que, para os mais pobres, a escola é a principal porta para a aquisição dos conhecimentos historicamente construídos pela cultura humana”, afirma o sindicato.

Acesse aqui os materiais de divulgação do dia 27.

Reforma do Ensino Médio

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O projeto de Reforma do Ensino Médio foi enviado ao Congresso Nacional pelo então presidente Michel Temer, em setembro de 2016, como medida provisória – MP 746. A proposta, elaborada de forma antidemocrática e unilateral, sem ouvir educadores, educadoras e estudantes, promoveu um verdadeiro retrocesso no processo de ensino brasileiro.

Entidades sindicais e movimentos da sociedade civil organizada, ligados à Educação, como também partidos políticos e o Ministério Público Federal se manifestaram contra o projeto, que foi aprovado por parlamentares e sancionado por Temer em 2017.