SINDSIFCE realiza Assembleias Locais em Aracati, Jaguaruana, Cedro, Jaguaribe e Horizonte; saiba como foi

Assembleia no Campus Jaguaribe

O SINDSIFCE esteve, nos últimos dias 26 e 27/03, nos campi Aracati, Jaguaruana, Cedro, Jaguaribe e Horizonte.

Ao todo, 102 servidores participaram dos encontros.

A pauta debatida, comum a todas as Assembleias foi, além dos informes, a campanha salarial, assuntos locais e a escolha de representantes de campi.

Em Aracati, a Assembleia contou com um quantitativo expressivo de servidores, com mais de 50 participantes, durante as quase duas horas de discussão. Uma dúvida comum, após a apresentação realizada pelo Sindicato, trata da IN 54/49. Os dirigentes do SINDSIFCE esclareceram que a referida Instrução Normativa não foi revogada pelo atual governo, infelizmente, o que causa receio em caso de paralisação da categoria.

Os docentes e taes deram sugestões e como encaminhamento, ao final, informaram que iriam organizar a logística para que um grupo participassem da Assembleia, no próximo dia 5, que tem como pauta a deflagração da greve.

Já no campus Jaguaruana, por ser um campus com número reduzido de servidores, a participação quantitativa foi menor; no entanto, a participação em torno das pautas foi relevante, com muitas questões importantes acerca das demandas que estão nas mesas de negociação, especialmente na que discute a reestruturação das carreiras. Mais uma vez, a não revogação da IN 54/49 tem se mostrado motivo de medo para muitos servidores.

O SINDSIFCE propôs realizar, em parceria com os servidores, ações de mobilização, buscando conscientizar para a luta.

Em Cedro, a comitiva do SINDSIFCE, que viajou na véspera, no feriado da Data Magna no Ceará, foi recepcionada por toda a direção do campus, em um movimento importante de reconhecimento do trabalho do Sindicato.

Durante a Assembleia, os servidores, taes em sua maioria, demonstraram motivação para aderirem uma possível greve, encaminhando sugestões para o movimento de construção do movimento paredista.

Em Jaguaribe, os dirigentes do SINDSIFCE reforçaram, em suas falas iniciais, a importância da ida do Sindicato aos campi de Cedro e Jaguaribe, principalmente por serem os campi mais distantes de Fortaleza.

Os servidores compareceram em grande número e manifestaram entusiamo com a presença do SINDSIFCE e com a possibilidade de greve, estando, inclusive, com a discussão avançada acerca do tema. Ao final, os presentes indicaram a possibilidade de participarem da próxima Assembleia, dia 5.

EM TEMPO – A Assembleia que acontecerá no dia 5 de abril, às 19h, em formato presencial, na quadra de esportes do IFCE Campus Fortaleza, tratará de uma possível deflagração de greve.

Concluindo a agenda, em Horizonte, os dirigentes sindicais explanaram sobre o cenário nacional e como ocorre a dinâmica das mesas de negociação com o governo.

Na ocasião, foi informado que, após o início do movimento grevista, iniciado pela Fasubra e pelo ANDES e, a partir de amanhã, 03/04, pelo Sinasefe, a movimentação para que esse movimento cresça, com objetivo de pressionar o governo, tem se intensificado. No entanto, servidores esclarecerem que, pelo número reduzidos de docentes e taes no campus, muito provavelmente, não conseguiriam cumprir a cota de funcionamento, como serviço essencial.

EM TEMPO – A greve reivindica: reestruturação das carreiras de TAEs e docentes; recomposição salarial; revogação do NEM; “revogaço” (revogação de todas as Medidas Provisórias, Portarias e Decretos que atacam os servidores e os serviços públicos) e recomposição orçamentária da Rede Federal de Educação.

Em todas as Assembleias, o SINDSIFCE colocou à disposição, logística para traslado e alimentação dos servidores para Assembleia do dia 05/04.

Conheça os Representantes de campi

Aracati

Francisco Edinaldo Diniz da Costa

Jaguaruana

Christyan Soares Gomes

Cedro

Diego Teixeira de Araujo
Ana Cristina Alves Gomes
Jose Romulo Porfirio De Lima

Jaguaribe

Francisco Damazio de Azevedo Sobrinho

Horizonte

Elizeu Lucas de Souza Braga

TRADUÇÃO EM LIBRAS:

Confira as imagens das Assembleias!

Aracati

Jaguaruana