SINDSIFCE participa do 16º encontro de servidores de escolas militares (ESCIME)

13
No segundo dia de evento, foi realizada a mesa “Rumos, Contribuições e Desafios da Nova Pasta do Ministério da Defesa”, que contou com a contribuição de Lissa Fontenele.

Representantes do SINDSIFCE estiveram presentes no 16º Encontro dos Servidores Civis das Instituições de Ensino Vinculadas ao Ministério da Defesa (ESCIME), sediado este ano em Salvador. O evento teve por objetivo promover o diálogo e a troca de experiências entre as trabalhadoras(es) das instituições de ensino básico vinculadas ao Ministério da Defesa (MD), fortalecendo as práticas pedagógicas e administrativas no contexto dessas escolas.

Durante os três dias de evento, de 15 a 17 de novembro, os representantes Lissa Fontenele (Políticas para as Instituições de Ensino Ligadas ao Ministério da Defesa), Diniz da Costa (Comissão de Ética) e Cleide da Silva Barroso (Comissão Nacional Docente) participaram das reuniões, mesas e grupos de discussão do evento.

No primeiro dia, os representantes contribuíram nos informes com atualizações e elucidações sobre as discussões ocorridas no Ministério da Educação acerca dos artigos do documento propositivo no Regulamento da Atividade Docente (RAD).

Durante os três dias de evento, de 15 a 17 de novembro, os representantes Lissa Fontenele, Diniz da Costa e Cleide da Silva Barroso participaram das reuniões, mesas e grupos de discussão do evento.

Além disso, André Sarmento e Lissa conduziram o início das palestras de Laryssa Martiniano (coordenadora geral da Direção Nacional do SINASEFE), que compartilhou sua análise da conjuntura pensando da educação pública brasileira, e de Beatriz Reitmann (professora do Colégio Militar do Rio de Janeiro), que apresentou sua pesquisa sobre a criação do Colégio Militar no Brasil.

No segundo dia de evento, foi realizada a mesa “Rumos, Contribuições e Desafios da Nova Pasta do Ministério da Defesa”, que contou com a mediação do professor André Sarmento (coordenador assuntos jurídicos do SINASEFE-IFBA/CMS) e com as contribuições de Amaury Garcia (secretário-adjunto) e a contribuição de Lissa Fontenele, que destacou a importância da coletividade ao representar servidoras(es) do MD.

A 16º edição do evento foi organizada pela Seção Sindical IFBA e CMS-BA, em parceria com o SINASEFE, e teve como tema: “Fortalecimento da base do MD na estrutura da Direção Nacional do SINASEFE”.