SINDSIFCE participa de ato conjunto com ADUFC e SINTUFCE pela aprovação da LOA

9

O Sindicato dos Servidores do IFCE, Colégio Militar de Fortaleza e Escola de Aprendizes de Marinheiro do Ceará (SINDSIFCE) participou, na manhã desta terça-feira (11), de uma roda de conversa nos jardins da reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) como parte da Jornada de Lutas pela Aprovação da LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2025. A mobilização acontece em conjunto entre SINDSIFCE, SINTUFCE, que representa os técnicos da UFC, e ADUFC, que representa os docentes da instituição.

A programação contou com uma roda de conversa sobre a Medida Provisória 1286/2024, que trata da reestruturação de carreiras, além de uma mesa redonda de análise de conjuntura, atividades culturais e café da manhã. Mesmo com a chuva, os servidores se fizeram presentes, lutando pelos seus direitos e debatendo os temas pertinentes a jornada de lutas.

A mesa foi composta por Cezar Amario, membro da diretoria do SINDSIFCE, Irenísia Oliveira, presidenta da ADUFC, Cláudia Figueiredo, membro da coordenação da FASUBRA. Além de apresentar o histórico de luta das entidades desde a greve do ano passado, os representantes trouxeram a contextualização política do congresso, que tem atrasado a votação da lei.

“A LOA está sendo atrasada porque o congresso quer que o governo libere mais emendas parlamentares, e nós não podemos ficar reféns disso. É importante que nessa semana a gente continue nessa mobilização, nas ruas e nas redes. E mesmo que a LOA seja aprovada, nossa luta continua. Tem a MP que precisamos continuar pressionando para que seja aprovada, além dos demais pontos do acordo de greve. Nosso papel é estar na luta defendendo nossos direitos”, afirmou Cezar.

O tema também foi destacado por Irenísia: “Essa é uma luta unitária do serviço público e de quem utiliza esse serviço. É o orçamento de todo o serviço público que está sendo instrumento de chantagem do congresso. Isso exige de nós uma ação forte no sentido de uma reforma política”, pontuou.

Jornada de Lutas

A mobilização pela aprovação da lei orçamentária segue ao longo dos próximos dias. Além da mobilização virtual, o SINDSIFCE segue presente em ações internas nos campi, fazendo momentos de reflexão sobre a LOA nos espaços dos encontros pedagógicos que serão realizados esta semana.

Além disso, representantes do sindicato estarão presentes na imprensa ao longo da semana para falar à sociedade sobre a importância da aprovação da LOA e debater o assunto com a comunidade.