SINASEFE lança Grupo virtual no WhatsApp para congregar sindicalizados(as) aposentados(as)

21

O SINASEFE lançou grupo virtual de WhatsApp para congregar sindicalizados(as) aposentados(as). O espaço foi criado neste mês de maio. Acesse aqui o grupo e participe dos debates.

Importância da militância de aposentados(as)

Odemir Vieira, coordenador de pessoal aposentado do SINASEFE, saúda as servidoras e servidores da Rede Federal que dedicaram grande parte de suas vidas ao cumprimento de suas funções públicas. “O legado construído por quem se aposenta é o ponto de partida para o presente e o futuro do funcionalismo público, pois a aposentadoria demarca a maturidade de todo o processo de trabalho permeado de desafios – desde o ingresso nas carreiras até a entrega final do retorno social aguardado pelo povo”, destaca Odemir.

Para a Direção Nacional do SINASEFE, é de suma importância que a luta política e jurídica das aposentadas e dos aposentados seja contínua e insistente, pois ela permite a integração social essencial para uma qualidade de vida na terceira idade. É importante que as seções sindicais filiem, organizem e mobilizem esse segmento da nossa categoria. Pautar assuntos de aposentadoria, lutar pela correção das distorções salariais, para desburocratizar a concessão de Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) para docentes e TAEs, entre outras urgências, é uma tarefa de todas e todos.

Compromisso do SINASEFE

A coordenadora geral do SINASEFE, Artemis Martins, também destaca o compromisso do sindicato nacional com as lutas que atingem tanto servidores(as) da ativa quanto aposentados(as). “Os serviços públicos representam os direitos sociais previstos na Constituição Federal de 1988 que, por meio do trabalho de agentes estatais, chegam até à população. Servidoras e servidores públicos são, portanto, guardiões da justiça social, operárias e operários dos direitos do povo. Por isso, o SINASEFE tem o dever permanente de defender a conquista histórica da aposentadoria, de organizar as lutas para reverter as perdas geradas pelas reformas da previdência (que têm impacto sobre quem já se aposentou, quem vai se aposentar e sobre quem ainda vai entrar no serviço público). É urgente enterrar a reforma administrativa (PEC 32/2020) e avançar rumo à conquistas, como a aprovação da PEC 555/2006”, destaca Artemis.

Para o sindicato nacional, é inaceitável que trabalhadoras e trabalhadores do funcionalismo público federal, que fazem, e já fizeram, a máquina administrativa funcionar, viabilizando o acesso da população aos seus direitos fundamentais, sejam ignorados pelo Estado. É preciso denunciar que trabalahdores(as) aposentados(as) estão submetidas (os) à precariedade em uma etapa da vida que requer a continuidade de seu sustento com dignidade, atenção e cuidados específicos, especialmente no que tange à alimentação, saúde e moradia. A situação se mostra ainda mais grave quando tratamos da aposentadoria de servidoras e servidores PCDs.

Grupo de WhatsApp

Sindicalizado(a) aposentado(a), sua presença é fundamental para avançar nas lutas da categoria. Acesse aqui o grupo de WhatsApp e participe dos debates.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SINASEFE.