Curso de Formação Sindical do SINDSIFCE | Segunda aula debate a caracterização do Estado e o papel do servidor público brasileiro; assista na íntegra

Imagem: Reprodução Google Meet

O SINDSIFCE promoveu, na última quarta-feira (11), a segunda aula do seu Curso de Formação Sindical.

Para falar sobre a “Caracterização do Estado e o papel do servidor público brasileiro”, o Sindicato dos Servidores do IFCE convidou a Presidenta em exercício do Andes Sindicato Nacional, Raquel Dias e o Deputado Estadual do Ceará pelo PSOL, Renato Roseno.

Em formato virtual, os debatedores se complementaram em suas exposições. Raquel Dias, durante sua fala, tomou como referência o livro “Estado e Revolução”, do líder político e revolucionário russo, Lênin. A partir daí a professora Raquel realizou uma recuperação histórica sobre os conceitos de Estado e todos seus aspectos inerentes, antagonismos, contradições e as alternativas de fortalecimento.

Ao final, Raquel Dias agradeceu o convite e celebrou a importância deste tipo de iniciativa.

Renato Roseno, Deputado Estadual, abordou o papel do servidor público, afinal, “estou aqui, também na qualidade de servidor público, embora licenciado” e fez questionamento logo no início: “Qual o nosso papel?”

Apresentando dados, Renato buscou desmitificar os mitos em torno do funcionalismo público: “somos poucos para o tamanho da sociedade brasileira; somos poucos para a morfologia da sociedade brasileira (desigual); somos mal pagos (50% ganham até 3 mil reais) e estamos em maioria nos municípios (60% do total de servidores no Brasil)”.

Renato Roseno também traçou histórico para explicar as mais diversas perspectivas em torno da concepção de Estado no Brasil.

Cezar Amario, mediador da aula e Diretor do SINDSIFCE, lembra que há muitos pontos importantes abordados na aula e sugere que os interessados assistam à íntegra da aula, disponível em nosso canal.

Próxima aula

Dia 18/10 – Módulo 3 – As carreiras PCCTAE E EBTT (histórico – passado, presente e futuro)
Palestrantes: Vânia Helena Gonçalves e Davi Lobão
Mediadora: Lídia Farias Lima

Vânia Helena Gonçalves

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1990) e Especialização e Mestrado em Gestão Pública pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é Auxilar Administrativo da Universidade Federal de São Carlos e membro da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira (CNSC) da FASUBRA e do Ministério da Educação. É Coordenadora Geral do SINTUFSCar – Sindicato dos Trabalhadores Técnicos-Administrativos da Universidade Federal de São Carlos​.

Carlos David de Carvalho Lobão

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (2006) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Campina Grande (2009). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, lotado no campus de Campina Grande e é membro do CONSUPER – Conselho Superior do IFPB, como representante eleito dos docentes. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Álgebra. É dirigente sindical e, atualmente, é Coordenador Geral do Sinasefe.

TRADUÇÃO EM LIBRAS: