Por que é GREVE?

No final do último dia 27/05 o governo genocida, negacionista e anti-ciência de Jair Bolsonaro anunciou mais um corte profundo no orçamento dos Institutos e Universidades Federais, na casa dos R$ 3,2 bilhões.

O valor representa 14,5% no orçamento discricionário do Ministério da Educação (MEC). As universidades (Federal do Ceará, Federal do Cariri e Unilab) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), projetam um impacto na ordem de 55,3 milhões.

As unidades no Ceará, com o corte, terão serviços fundamentais ao funcionamento afetados, como pagamento de bolsas e auxílios a estudantes, subsídio à alimentação, custeio de atividades de limpeza, segurança, fornecimento de água, energia, telefone e internet, entre outros.

Além disso, também foi anunciado um corte de R$ 3 bilhões no orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

É importante lembrar que o orçamento para educação e pesquisa vem sofrendo sucessivos ataques e cortes já há muitos anos.

Mas isso não é tudo, infelizmente! Com mais de cinco anos de salários congelados e uma perda inflacionária próxima já dos 50%, não há mais condições de servidoras e servidores permanecerem nessa situação.

Por isso, os servidores do IFCE deflagraram greve e partir do dia 9 de junho!

A luta é de todes! Venha para luta!