DIA DO TRABALHADOR] Dia de Luta! A greve continua!

Foto: Trabalhadores do IFCE, durante Assembleia que deflagrou a greve das categorias

O 1º de Maio é o Dia Internacional da Luta da classe trabalhadora!

Hoje celebramos as conquistas do passado, mas também renovamos nossa esperança no futuro. Acreditamos em um mundo onde o trabalho é valorizado, onde os direitos são respeitados e onde todos têm a oportunidade de prosperar.

O Dia do Trabalhador, celebrado em 1º de Maio, é uma data marcada por lutas e conquistas da classe trabalhadora em todo o mundo. No Brasil, essa data assume um significado ainda mais especial para os servidores e as servidoras da educação, que se encontram em greve nacional.

Apesar das conquistas históricas, os servidores públicos ainda enfrentam diversos desafios, como a constante ameaça de cortes orçamentários e a desvalorização profissional, com propostas de reajuste salarial que não conseguem atender às demandas por uma vida de bem-estar para docentes e técnicos-administrativos.

É fundamental que, neste momento, o governo reconheça o papel crucial dos servidores públicos e valorize as categorias da educação, atendendo aos pleitos das entidades sindicais.

O ano de 2023 e o início de 2024 foram marcados por mesas de negociação em busca de reajustes salariais que atenuassem a defasagem acumulada ao longo dos anos, especialmente durante os governos Temer e Bolsonaro.

Apenas no apagar das luzes do ano legislativo de 2023, o governo apresentou uma proposta: reajuste zero em 2024 e 9% divididos em 2025 e 2026.

As mesas de negociação seguem em andamento, com a expectativa de que o governo apresente uma contraproposta que atenda às justas reivindicações.

Neste 1º de Maio, permanecemos mobilizados e vigilantes. Eleger Lula não significou “carta branca” para o governo! Exigimos, como assim fez com as demais categorias, que Lula e seu governo valorizem as categorias da educação federal.

Neste espírito é que conclamamos a todos os trabalhadores e as trabalhadoras para que se unam na luta por um futuro melhor. Que este dia seja um símbolo da nossa força e da nossa determinação em construir um mundo mais justo para todos.

A luta dos trabalhadores e das trabalhadoras da educação federal é a luta por um futuro melhor para todos nós!

DIRETORIA COLEGIADA DO SINDSIFCE.

TRADUÇÃO EM LIBRAS: