Curso de Formação Sindical do SINDSIFCE | Quarta aula debate Regime previdenciário dos servidores do IF

No último dia 25/10, o SINDSIFCE promoveu a quarta aula do Curso de Formação Sindical.

Dessa vez, o tema foi Regime previdenciário dos servidores do IF, debate importante e que é recorrente em dúvidas dos filiados.

Para guiar a discussão, o Sindicato dos Servidores do IFCE recebeu o Assessor jurídico da FASUBRA – Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil, Luís Fernando Silva.

Com ampla formação na matéria, Luís Fernando, no início da sua fala, elogiou o Sindicato pela iniciativa: “milito no movimento sindical há muitos anos, fui dirigente sindical na área da Previdência, antes de ser advogado, e tenho uma crítica que trago comigo, que é o distanciamento da questão da educação sindical. Então, o fato de vocês estarem fazendo cursos dessa natureza é elogiável. Eu diria que é quase uma ilha num oceano. ”

Para situar sua aula, o Assessor Jurídico, elencou os três tipos de Regime: Regime Geral de Previdência (RGPS – que administra toda a parte previdenciária do setor privado e também os servidores públicos regidos pela CLT), Regimes próprios de Previdência dos Servidores Civis (de natureza estatutária), Regime de Previdência Complementar e o Regime próprio de Previdência das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica).

A partir daí, mediado pela Diretora do SINDSIFCE, Priscilla Uchoa, Luís Fernando Silva, passou a traçar um histórico dos regimes de previdências, em especial dos que impactar os servidores federais.

Os inscritos no curso tiveram, então, oportunidade, ao final, de realizar perguntas e dirmir dúvidas.

Sugerimos que os interessados assistam à íntegra da aula, disponível em nosso canal.