Comissão de Educação do Senado debate greve de servidores da educação federal nesta quarta-feira, 05/06

Fonte: Agência Senado

Presidente da Comissão de Educação, o senador Flávio Arns é autor do requerimento para o debate
Fonte: Agência Senado – FOTO: Pedro França/Agência Senado

A greve dos servidores da educação federal das universidades e institutos será tema de audiência pública da Comissão de Educação (CE) agendada para quarta-feira (5), às 14h.

Além de representantes dos Ministérios da Educação e da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, foram convidados para o debate o coordenador jurídico da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), Daniel Farias; o integrante da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), Leewertton de Souza Marreiro; e a tesoureira do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), Jennifer Susan Webb.

A realização da audiência pública atende a requerimento (REQ 46/2024 — CE) do senador Flávio Arns (PSB-PR), presidente do colegiado. Os técnicos administrativos estão em greve desde 11 de março, situação que afeta 53 universidades e institutos federais. Eles reivindicam, principalmente, reestruturação de carreira e recomposição salarial e orçamentária.

TRANSMISSÃO AO VIVO DA AUDIÊNCIA

SINDSIFCE convida sua base para acompanhar a transmissão da Audiência, no Auditório da Reitoria do IFCE, a partir das 14h. Você também pode acompanha ao vivo, pela Tv Senado, no endereço: https://www12.senado.leg.br/tv

Informação importante: caso queira acompanhar no Auditório da Reitoria do IFCE o uso de short ou bermuda não é permitido.

ARTICULAÇÃO DO SINDSIFCE E TAES NA LUTA

Da esquerda para direita: Lídia Farias (SINDSIFCE), Senador Flávio Arns e Luiz Eduardo Celino (UNB)

Após solicitação da Diretora do SINDSIFCE, Lídia Farias, em uma longa articulação com o TAES NA LUTA, o Senador Flávio Arns (PSB), incluiu na pauta e aprovou, durante reunião da Comissão de Educação e Cultura do Senado Federal, o requerimento 46/2024, que propõe a realização de uma audiência pública para debater a greve dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) e dos Professores das universidades e institutos federais.

A decisão foi tomada durante a 27ª Reunião da Comissão de Educação e Cultura, realizada no dia 21/05. O Senador Flávio Arns, presidente da Comissão, ressaltou a importância da audiência para o debate amplo e democrático da situação. “Há um anseio muito grande da sociedade, já que a greve se estende por um período considerável. Através da audiência pública, poderemos, como Comissão de Educação, aprofundar o debate com a participação da sociedade civil, buscando soluções para o impasse”, disse na ocasião.

TRADUÇÃO EM LIBRAS: