Assembleia decide pela manutenção do estado de greve e encaminha atividades para mobilização de servidoras e servidores

Os servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) decidiram, em assembleia realizada nesta terça-feira, 10/05, em formato virtual, manter o estado de greve e intensificar as atividades de mobilização da categoria, em decorrência da intransigência do Governo Federal em abrir uma mesa de negociação.

As categorias dos servidores públicos federais estão mobilizadas, em todo país, pelo reajuste emergencial de 19,99%; o Governo Federal “alardeou” na imprensa um aumento linear de 5%, que não foi reconhecido como proposição de negociação pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais e tem ares de “cortina de fumaça”.

Durante a Assembleia, foi informado que na 173ª PLENA do SINASEFE, em 21/04, foi deliberada a deflagração da greve por tempo indeterminado, em toda Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a partir do dia 16/05. Uma agenda de lutas foi divulgada pelo Sinasefe e Fonasefe (confira a seguir).

Outro ponto de destaque da Assembleia, diz respeito a postura antissindical da Reitoria do IFCE que, desde a grave sanitária, se recusa a receber os dirigentes sindicais para continuidade dos diálogos; foi apontada como alternativa, a construção da greve, por meio de forte mobilização na base de servidores do Instituto, em uma grande articulação, entendendo que não há conquista sem luta!

O SINDSIFCE deverá chamar a base para encaminhar os próximos passos para a construção da greve.

Teletrabalho

Ao final, foi encaminhada a reorganização do GT do Teletrabalho, formado por dirigentes sindicais e servidores da base, sobretudo TAE’s, para se debruçar sobre a minuta apresentada pela Reitoria. O referido Grupo de Trabalho, deve informar os direcionamentos das análises para servidores em Assembleia, bem como encaminhar suas proposições e pontuações à Reitoria.

Agenda de lutas – Campanha Salarial:

• 12/05: Ato do Fonasefe junto ao ato do Congresso do SINASEFE – concentração às 14 horas no Espaço do Servidor e ida às 16 horas para a Praça dos Três Poderes
• 19/05: Atos do Fonasefe nos Estados e Distrito Federal
• 21/05: Reunião Ampliada das Entidades da Educação Federal (SINASEFE, Andes-SN e Fasubra), em Brasília-DF
• 31/05 e 01/06: Atos do Fonasefe em Brasília-DF – #OcupaBrasília