Assembleia 19/06] Respondendo as principais dúvidas da nossa base! Confira!

822
FOTO: FREEPIK

O Comando Geral de Greve do SINDSIFCE respondeu as principais dúvidas da nossa base sobre a Assembleia do dia 19/06, seus encaminhamentos e desdobramentos. Confira!

1. Por que a Assembleia do dia 19/06 será somente presencial?

O SINDSIFCE tem uma base de mais de mil filiadas e filiados e representa 32 campi do IFCE, somando quase 3500 servidores. Ao longo da nossa greve percebemos que assembleias híbridas encontravam uma limitação na plataforma que gerenciava a transmissão, que somente comporta 500 pessoas podendo usar chat e vídeo/voz, o que impedia uma boa participação das categorias.

Alternativamente, adotou-se o formato multicampi, com transmissões a cargo dos comandos locais de greve, conforme ocorrido em nossa última Assembleia Geral realizada. Entretanto, além das equipes dos comandos locais, parte dos membros do Comando Geral de Greve do SINDSIFCE, atuou para viabilizar o formato, o que não foi possível nesta última semana, tendo em vista a decisão desta instância de ampliar a participação dos seus membros em Brasília durante a semana da 6ª mesa de negociação, de 11 a 14 de junho.

Além da inviabilidade técnica de organização, foi consenso na avaliação do Comando Geral de Greve do SINDSIFCE ao deliberar acerca do planejamento da Assembleia Geral, que, sendo esta uma semana de decisões estratégicas, o debate presencial deve ser privilegiado para melhor análise da conjuntura e das propostas apresentadas até aqui pelo Governo Federal.

2. Vamos votar amanhã o fim da Greve?

Não. A Assembleia da Base do SINDISFCE, do dia 19/06, está pautando a ANÁLISE das propostas das carreiras Docentes e Taes, complementadas pelo governo nos dias 11 e 14 de junho, tratando de AVALIAÇÃO de aceite ou não das propostas.

A base é soberana para decidir sobre o aceite ou não das propostas, mas a saída da greve e sua decisão final sobre as propostas, é deliberada na Plena do SINASEFE, quando pautado esse tema.

3. Quando a greve acaba?

A greve só pode se encaminhar para o seu encerramento, após a assinatura de um termo de acordo com o governo, por meio dos negociadores do MGI e dos Sindicatos (SINASEFE, ANDES e FASUBRA).

A partir desse acordo, é convocada uma Assembleia Extraordinária, com pauta única: “Encerramento de greve”.

4. Se a base do SINDSIFCE aceitar as duas propostas do governo, em sua Assembleia do dia 19/06, a greve acaba no dia 20?

Não, pois não há nenhuma acordo assinado e a base do SINDSIFCE é apenas uma das diversas bases de seções que estão construindo essa greve.

É preciso considerar, ainda, as bases do ANDES e da Fasubra, que mantém greve unificada com o SINASEFE, com negociação sendo feita de forma conjunta.

5. Como será a análise das propostas durante a Assembleia?

Os oradores basearão suas análises nos relatórios e informes do Comando Nacional de Greve do SINASEFE, por meio dos relatórios analíticos das comissões de cada categoria.

6. É possível, ainda, enviar para o SINASEFE uma contraproposta da base do SINDSIFCE para que seja enviada ao governo?

A Assembleia do dia 19/06, em seu Edital, não prevê formulação de novas propostas para serem enviadas ao SINASEFE, na 193 Plena.

Como a Assembleia não permite inserção de pauta, amanhã, 19/06, não haverá votação de contraproposta.

7. Todos os filiados e não filiados podem votar na Assembleia do dia 19/06?

Sim, quando a votação se tratar da proposta de carreiras.

Não, quando a pauta for a escolha de delegados para representação na 193 Plena do Sinasefe.

8. Quando é a próxima mesa de negociação?

O governo não marcou nenhuma nova mesa de negociação, seja ela específica ou temporária, para tratar de pautas com impacto orçamentário, seja ela setorial permanente, para tratar de pautas sem impacto orçamentário.

9. Quem pode se candidatar como delegada ou delegado de base para a 193 Plena do SINASEFE?

Apenas filiados ao SINDSIFCE.

10. Quantos e quem pode se candidatar como observadora ou observador para a 193 Plena do SINASEFE?

Apenas filiados ao SINDSIFCE. Não há limite de observadores, visto que a Plena será híbrida.

11. Quem pode solicitar ajuda de custo para participar da Assembleia Geral?

Somente filiados ao SINDSIFCE.

12. Como solicitar ajuda de custo?

Preencha o formulário online até 18h desta terça-feira, dia 18/06, pelo link https://forms.gle/aQDkt4VQFT3UmszG7.