SINDSIFCE realiza bate papo sobre educação antirracista nesta terça-feira (26)

12

O SINDSIFCE realiza, nesta terça-feira (26), às 18h30, um bate papo sobre o tema “Educação Antirracista no IFCE: Desafios e Possibilidades”. Inserindo-se nas vivências dos Institutos Federais, o evento, que acontecerá virtualmente, contará com a participação dos docentes Edvânia Agostinho e Luís Roberto, e mediação por Andy Monroy.

No contexto dos Institutos Federais, a educação antirracista pode ser trabalhada através de diversos âmbitos, de práticas pedagógicas a políticas institucionais voltadas para a promoção da igualdade racial e a eliminação de discriminação e preconceito racial no ambiente escolar. O debate, portanto, tem por objetivo discutir, problematizar e refletir a temática da educação antirracista como um dever de todos os servidores e da comunidade academica.

Dentre os debatedores, está a professora Edvânia Agostinho, docente do IFCE Acopiara e Mestre em Ensino de História pela Universidade Regional do Cariri – URCA, onde pesquisou sobre educação afroindígena e antirracista. Além dela, compõe o debate o professor Luís Roberto, também docente do IFCE Acopiara e Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). A mediação será feita por Andy Monroy, publicitário do SINDSIFCE e doutorando em História Social (UFC), onde desenvolve pesquisas sobre representações de raça e gênero na mídia, ensino de história da África e movimentos decoloniais.

O debate ocorre em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado na última quarta-feira (20/11), e será transmitido através do Google Meet (link ficará disponível próximo ao evento).