28 de abril – Dia da Educação – A greve é pedagógica

A educação, pilar fundamental para o progresso de qualquer nação, enfrenta hoje no Brasil um momento de grandes desafios. Estamos em uma greve unificada da educação federal!

Salários corroídos, condições precárias de trabalho, por falta de orçamento, estruturas de carreiras de priscas eras, são apenas alguns dos desafios enfrentados por nós, servidores; ainda assim, mesmo diante de tantas adversidades, nos dedicamos com abnegação à nobre missão de educar e fazer educação.

As políticas públicas direcionadas à área, muitas vezes, são marcadas por anúncios populistas, de expansão de campi, mas sem considerar o fundamental: somos nós, os servidores, que fazemos acontecer! Não existe Instituto Federal somente com paredes, cadeiras e computadores! Parece óbvio? Para o governo, nem tanto!

Queremos a reestruturação das nossas carreiras, a revogação das medidas neoliberais que impactam negativamente a educação pública e melhores salários! Queremos valorização!

Maria Alice Guimarães Ferreira, em seu livro “Educação para a Cidadania: A Construção da Democracia na Escola”, enfatiza a importância da educação para a formação de cidadãos críticos e conscientes, capazes de participar ativamente da vida social e política do país. A autora defende que a escola deve ser um espaço de construção da cidadania, onde os alunos possam desenvolver seus conhecimentos, valores e habilidades para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.

Para nós, a greve é o processo mais profundo de educação! Por isso, estamos em greve! É a Pedagogia da Greve!

É urgente que a sociedade civil se mobilize em defesa da educação e exija do governo federal medidas concretas para solucionar os problemas que assolam a área.

Neste dia 28 de abril, Dia da Educação, queremos reafirmar nossa luta! Queremos reafirmar nosso orgulho em representar os servidores do IFCE, que aderiram à greve com firmeza e estão construindo, junto com esta Diretoria, a maior greve da nossa história!

Avante!

Diretoria Colegiada do SINDSIFCE.

TRADUÇÃO EM LIBRAS: