17 de maio – Dia Internacional de Luta contra a LGBTfobia

Hoje, dia 17 de maio, é o Dia Internacional de Luta contra a LGBTfobia. O objetivo desta data é propor a importante discussão acerca dos mais variados tipos de violências e violações de direitos que estão submetidas a população LGBTQIA+.

O principal desafio na luta por direitos no Brasil é o enfrentamento à cultura cisheteronormativa, que atualmente possui forte representação política e de poder. Esse fato marca a existência de milhares de pessoas LGBTQIA+, que têm seus direitos, como acesso a saúde e educação, por exemplo, negados cotidianamente.

Além disso, abusos de ordem moral, psicológica, física, que muitas vezes culminam em homicídio, também são “comuns” para essa população.

A LGBTfobia abrange formas de violências mais amplas que aquelas oficialmente tipificadas no código penal brasileiro, representadas em crimes de ódio, ligados não apenas a uma pretensa rejeição irracional a relações homoafetivas, mas a um comportamento perverso de desqualificação da humanidade deste outro, visto como inferior ou como aquele que representa o contrário à normalidade e a heteronormatividade.

Desta forma, vive-se hoje no Brasil, um cenário contraditório, visto que, ao mesmo tempo em que se amplia e conquistam-se direitos que foram historicamente negados para essa população, acompanham-se diariamente denúncias que revelam um crescente quadro de violência e discriminação, revestido de ignorância e ódio.

O Sindicato dos Servidores do IFCE é de todas as lutas. Por isso, o combate a homofobia e todos os tipos de opressão, fazem parte do nosso escopo de atuação! Seguimos na luta, hoje e todos os dias!

Igualdade, sim! Respeito, sim!

Opressão, não! Preconceito, não!