Suspensão do calendário acadêmico: bom para todos!

2156

Sim! É bom para a gestão do IFCE; é bom para os(as) servidores(as) e é bom, sobretudo, para os(as) estudantes.

Em meio à conjuntura complexa e desafiadora de uma negociação com o governo federal que se arrasta desde julho do ano passado, em uma greve que já se mostra forte, com adesão em todo país, os Comandos Gerais de Greve defendem a suspensão do calendário acadêmico!

A suspensão se configura como medida necessária e urgente desde a deflagração da greve, para assegurar o bem-estar da comunidade acadêmica e o cumprimento das responsabilidades sociais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Ao suspender o calendário acadêmico, abrimos espaço para a reposição das aulas em um momento posterior, através de um calendário único, assegurando a integralidade do ano letivo e a qualidade da formação dos(as) estudantes, além de proporcionar tempo para que as atividades sejam preparadas, quando for chegada a hora do fim da greve. Isso inclui a otimização da infraestrutura e a garantia de condições psicopedagógicas favoráveis para toda a comunidade acadêmica.

A suspensão do calendário proporciona tempo para organização dos(as) estudantes e protege docentes(as) e técnicos(as) administrativos(as) de práticas autoritárias e da imposição de reposições sem o devido regramento da Gestão do IFCE. É BOM PARA TODOS!

Por fim, é importante salientar que a suspensão do calendário vai além de uma mera medida administrativa. É uma estratégia política e coerente que rompe com a lógica mercantilista da educação e coloca em primeiro lugar o direito à educação pública de qualidade para todos(as). Essa medida abre espaço para a construção de um projeto político-pedagógico mais justo, democrático e comprometido com a formação humana integral.

A GREVE ENSINA! A NOSSA LUTA É PELA EDUCAÇÃO!

SUSPENSÃO DO CALENDÁRIO ACADÊMICO, JÁ!

ASSINAM: COMANDOS GERAIS DE GREVE: SINDSIFCE, SINASEFE CRATO, SINASEFE CARIRI E SINASEFE IGUATU