SINDSIFCE realiza ato, no dia da mesa nacional de negociação, em parceria com o SINTUFCe

50
Reitoria UFC

Atendendo ao chamado do Sindicato Nacional (SINASEFE), no próximo dia 22 (Dia Nacional de Luta da Educação Federal), a partir das 16h, o SINDSIFCE irá realizar, em parceria com o SINTUFCe (Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará), grande ato nos jardins da Reitoria da UFC, no momento em que ocorre, em Brasília, a Mesa Nacional de Negociação.

Durante a mobilização, será realizada transmissão ao vivo com informes sobre a reunião.

Entenda a luta!

Na última reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), realizada em 18 de dezembro, o Governo Federal (após seis meses de muita protelação) apresentou a sua resposta às demandas expostas no início do ano pelos servidores públicos.

A devolutiva do Governo Lula foi:

  • reajuste 0% para 2024;
  • 51% a 52% de aumento no auxílio-alimentação, no per capita da saúde suplementar e na assistência pré-escolar (aplicados a partir de maio de 2024) – índices muito aquém da isonomia reivindicada;
  • apontamento de reajuste de 9%, dividido em duas vezes de 4,5%, para os anos de 2025 e 2026.

Vale ressaltar que essa “proposta” do Governo Federal é excludente e rifa os aposentados de ganhos em 2024, por apresentar aumento apenas nos benefícios para este ano.

Novas reuniões com o Governo Lula em 22 e 28 de fevereiro

Agora em fevereiro a agenda de reuniões entre o Governo Federal e o movimento sindical será retomada em Brasília-DF.

No dia 22/02 (quinta-feira da semana que vem), teremos duas reuniões para debater a reestruturação das carreiras de técnico-administrativos e docentes:

  • 09:00 – Mesa Específica e Temporária da Carreira Docente – Bloco C da Esplanada dos Ministérios
  • 15:00 – Mesa Específica e Temporária da Carreira TAE – Bloco C da Esplanada dos Ministérios

E no dia 28/02 (quarta-feira da semana subsequente), às 14:30, na sede do DNIT, teremos a 7ª reunião da Mesa Central da MNNP, para debater a contraproposta apresentada pelas entidades sindicais.

Agenda de mobilização

Em virtude dessas reuniões e para o fortalecimento das lutas da Campanha Salarial 2024, o Fonasefe aprovou um calendário com três datas de atividades, a se realizar no período das reuniões (22 a 28 de fevereiro).

Confira as datas:

  • 22/02 – Dia Nacional de Luta da Educação Federal
  • 26/02 – Live do Fonasefe sobre a contraproposta apresentada ao Governo Federal
  • 28/02 – Dia Nacional de Luta com Paralisação dos Servidores Federais