Na tarde desta quinta-feira (15), representantes do SINDSIFCE participaram de encontro com o Dep. André Figueiredo (PDT), atual presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, organizado pelo Instituto Servir Brasil. Durante a reunião, foram apresentadas diversas pautas relativas aos servidores da educação.
Representando o SINDSIFCE, estiveram presentes Bárbara Luana, da diretoria colegiada, além do docente Alexandro Teixeira e da técnica Mirna Salmão. A mediação para participação do sindicato foi feita pela técnica e filiada Maíra Nobre e pelo Fórum Permanente em Defesa do Serviço Público do Ceará.
O encontro também contou com a participação de outras entidades sindicais dos âmbitos municipais, estaduais e federais dos mais diversos setores, além de representantes das instituições públicas.
Reforçando as pautas da educação e dos servidores federais, foram apresentadas importantes reivindicações pelo SINDSIFCE, incluindo os termos dos acordos de greve de TAEs e docentes. Entre eles, o cumprimento das 6h para carreiras regulamentadas por legislação própria e a questão do ponto eletrônico dos docentes. Além disso, foi pontuada a necessidade da oferta de novas vagas e a possibilidade de um incentivo aos servidores que atuam no interior como forma de permanência dos profissionais nas instituições.
“Falamos também sobre a preocupação com o Plano Nacional de Educação, que até agora não houve nenhuma movimentação sobre, e isso impacta diretamente nos orçamentos dos próximos dez anos para a rede pública de ensino”, detalhou Bárbara Luana.
Com o objetivo de aprofundar os debates levantados durante o encontro, o SINDSIFCE solicitou à equipe do parlamentar uma nova reunião, para que sejam apresentadas reivindicações das carreiras ligadas ao IFCE de maneira específica, incluindo os acordos de greve e as regulamentações ainda não cumpridas pelo MGI, a exemplo da nova RAD e a retirada da tabela dos percentuais da carreira docente implementada pela MP 1286.