Na manhã desta segunda-feira (14), entidades classistas do serviço público federal voltaram a se mobilizar em Brasília-DF. Em frente ao anexo II da Câmara dos Deputados foi realizado o ato contra a Reforma Administrativa, que contou com a presença dos representantes do SINDSIFCE, Cezar Amario e Raquel Nepomuceno, que também participaram da 203ª Plena do SINASEFE, encerrada no domingo (13).
Saiba mais: Representantes do SINDSIFCE participam da 203ª Plena do SINASEFE
O ato, que também teve como pauta a defesa da soberania nacional contra os ataques da extrema-direita, fez parte da Jornada de Lutas contra a Reforma Administrativa, realizada de 1º a 14 de julho de 2025 pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos (Fonasefe).
A proposta de Reforma Administrativa, encabeçada por um congresso majoritariamente conservador, neoliberal e reacionário, entrou em discussão novamente com a criação de um Grupo de Trabalho (GT) na Câmara dos Deputados que busca avançar com esta pauta nefasta. Os termos estabelecidos na proposta da reforma são extremamente graves, no que diz respeito aos interesses dos servidores públicos em todas as esferas, impondo uma desestruturação e precarização das carreiras e das vidas dos trabalhadores e trabalhadoras, além dos próprios serviços públicos, em nome de uma falsa modernização.
Saiba mais: NÃO à Reforma Administrativa que desestrutura e precariza a carreira dos trabalhadores
A presença das entidades sindicais é fundamental na mobilização se torna fundamental para pressionar os deputados e mostrar que os servidores públicos não permitirão a implantação de um projeto que desarticula a resistência organizada dos trabalhadores para facilitar a privatização e o desmonte dos serviços públicos.
Ao mesmo tempo em que ocorreu o ato, as entidades presentes chamavam as pessoas para a votação no Plebiscito Popular por um Brasil mais justo. Outros sindicalizados de diversas seções sindicais e integrantes da Direção Nacional (DN) do SINASEFE, que estiveram na 203ª Plenária Nacional, também participaram do ato, assim como outras entidades sindicais, como Condsef, Fasubra, Fenasps e Sindfazenda também estiveram na manifestação.
_Informações via SINASEFE_