SINDSIFCE convoca para Ato em defesa dos direitos conquistados na greve dos servidores TAE

No próximo dia 16 de outubro, os servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAE) das Universidades Federais e do Instituto Federal do Ceará se reunirão para um ato em defesa dos direitos conquistados durante a greve da categoria. O evento ocorrerá a partir das 15h30 no cruzamento das avenidas 13 de Maio e Universidade, no bairro Benfica, em Fortaleza.

A manifestação, que promete mobilizar grande parte dos trabalhadores e trabalhadoras da educação, é organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE), em parceria com o Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (SINDSIFCE) e o Fórum Cearense em Defesa da Educação Federal.

Reivindicações ameaçadas

A pauta do ato surge em resposta à recente retirada de quatro pontos essenciais, previamente acordados com o Governo Federal, quando da finalização da greve. Esses pontos, agora ausentes do Projeto de Lei que deveria consolidar os direitos conquistados, incluem:

• Reposicionamento dos aposentados;
  • Criação do cargo de auxiliar em Educação;
  • Aceleração da carreira por progressão por capacitação;
  • Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC).

EM TEMPO – O SINASEFE já enviou mais de dez ofícios ao governo (tanto ao Ministério da Educação quanto ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos – MGI) para solicitar o cumprimento efetivo dos acordos, além de pedir reuniões para tratar do assunto.

Na abertura do 36º CONSINASEFE, no início de setembro, centenas de trabalhadoras(es), estiveram nas proximidades do MGI em ato unitário com as entidades da educação federal, para cobrar o cumprimento dos acordos. As entidades não foram recebidas pelo MGI nesta ocasião.

Recentemente, em parceria com o Andes-SN e a Fasubra, o SINASEFE também solicitou ao governo o cronograma da Mesa Setorial de Negociação Permanente, que se reuniu pela última vez ainda durante a greve, há 109 dias. Nenhum sindicato recebeu resposta com o referido cronograma ainda.

Sobre a greve 2024

O SINASEFE esteve em greve nacional entre 3 de abril de 27 de junho, envolvendo servidoras(es) docentes e TAEs da Rede Federal de Educação. O movimento paredista reivindicou, dentre suas principais pautas, reestruturação das carreiras, recomposição salarial, revogação de medidas que prejudicam a educação e recomposição do orçamento das instituições educacionais. A suspensão da greve aconteceu após a assinatura de termos de acordo com o governo.

Ato em defesa da conquistas da greve do servidores TAE
Data:
16 de outubro de 2024
Horário:
Local:
Cruzamento das avenidas 13 de Maio e Universidade

Com informações da ASCOM SINTUFCE.