
O SINDSIFCE participou, na manhã desta sexta-feira (24), de reunião com a Pró-reitoria de Ensino do IFCE e docentes de filosofia e sociologia para dar continuidade às demandas da categoria apresentadas no início do mês.
A reunião contou com a participação dos membros da Diretoria Colegiada do SINDSIFCE, Cezar Amario e Jorge Ribeiro, além de docentes de filosofia e sociologia e os pró-reitores Marcel Ribeiro (Progep) e Cristiane Borges (Proen).
Durante a reunião, foi debatida a necessidade de uma carga horária curricular mínima de 120h para filosofia e sociologia e a necessidade de que cada campus com Ensino Médio Integrado (EMI) tenha pelo menos um professor de cada uma das disciplinas da base comum, entendendo a importância do currículo integrado.
De acordo com a representante da Proen, a carga horária tem sido discutida em Grupos de Trabalho (GTs), que apresentarão uma minuta para consulta pública após finalização das discussões. A proposta, no entanto, foi pontuada pelos docentes, que questionaram a composição e a metodologia do grupo. Como encaminhamento desta pauta, foi definido que o SINDSIFCE participará de uma reunião com o GT, com representantes da filosofia e sociologia, onde serão apresentadas as reivindicações.
Sobre a demanda referente à necessidade de que cada campus com Ensino Médio Integrado (EMI) tenha pelo menos um professor de cada uma das disciplinas da base comum, a proposta do SINDSIFCE e dos docentes é de que haja uma orientação direta aos diretores dos campi no sentido de garantir que a demanda seja atendida, entendendo que a distribuição dos códigos de vagas entre as disciplinas são feitas por estes gestores. A partir disso, foi sugerida uma reunião com o Colégio de Dirigentes (Coldir), com a presença do sindicato.
O SINDSIFCE segue aguardando um posicionamento da Pró-reitoria de Ensino (Proen), entendendo a importância do tema tanto para a carreira docente quanto para os estudantes e para o ensino integrado.













