SEXTOU_NA_GREVE celebrou a resistência dos servidores em greve com debate sobre a carreira EBTT e muita música

FOTO: Comissão de Comunicação

Na última sexta-feira, dia 03 de maio, o Comando Geral de Greve dos servidores do IFCE realizou a primeira edição do SEXTOU_NA_GREVE, na tenda armada na Reitoria do IFCE, em Fortaleza. O evento, que contou com a participação da comunidade do Instituto Federal, foi uma verdadeira celebração da resistência e da união dos servidores em luta por seus direitos e foi idealizado pelo SINDSIFCE, ADUFC e SINTUFCE, em mais uma atividade conjunta.

A programação da tarde começou com um debate sobre a Carreira EBTT, que contou com a presença de David Lobão (coordenador do SINASEFE) e Rafaella Florêncio (IFCE – CND SINASEFE), com mediação de Valmir Arruda, Coordenador Geral do SINDSIFCE. O debate foi um espaço importante para aprofundar o conhecimento dos servidores sobre a carreira e seus desafios, além de fortalecer a greve.

Rafaella Florêncio, durante sua fala, traçou histórico, desde o fim do governo Bolsonaro, com a recriação das comissões para formulação das propostas, até a contraproposta do governo que culminou na greve: “não gostamos de fazer greve; é cansativo, é doloroso, mas o governo Lula 3 sequer revogou as normativas que nos atacam diretamente, como a antiga IN 54; então, aqui estamos.”

Em seguida, foi a vez de David Lobão, coordenador do SINASEFE, que abordou, por meio de dados e informações de bastidores, a construção das mesas de negociação e a greve, que já atinge mais de 500 unidades nos Institutos Federais. Ao final questionou para reflexão: “Qual a nossa missão? O governo quer nos cansar. Devemos exigir que a mesa aconteça de forma permanente e com intervalos menores.”

Ao final, Valmir Arruda, abriu para debate, em que os presentes puderam confrontar, com perguntas, os debatedores.

Estiveram presentes 60 servidores, em formato presencial e quase 1.000 visualizações na transmissão pelo Youtube.

Para concluir, os servidores puderam curtir o Sarau Múltiplas Linguagens e Karaokê, que animou o público com música, poesia e arte, unindo-se em um momento de confraternização e celebração da cultura, demonstrando a força e a criatividade dos servidores do IFCE.

Para finalizar o dia, o DJ Andy animou a pista de dança com seu Groove de Greve, contagiando a todos com muita energia e positividade. O evento ainda contou com mesa de petiscos, água e refrigerante para os servidores e familiares participantes.

O SEXTOU_NA_GREVE foi um grande sucesso, demonstrando a força da comunidade do IFCE em luta por seus direitos.

Assista o debate na íntegra:

A expectativa é que o SEXTOU NA GREVE seja uma atividade fixa durante o movimento paredista, afirmou Valmir Arruda: “foi muito rico esse momento. Vamos debater as duas carreiras e vamos trazer ainda mais conhecimento sobre essa conjuntura, para que nossa base se engaje ainda mais”.

Em breve, mais informações sobre as próximas edições do SEXTOU_NA_GREVE!

Confira algumas imagens:

TRADUÇÃO EM LIBRAS