Setembro Verde e o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência – Inclusão e igualdade de oportunidades

O Setembro Verde é o mês da inclusão social de pessoas com deficiência, oportunidade para destacar os direitos, as necessidades e as conquistas dessas pessoas, além de sensibilizar a sociedade para a inclusão e a igualdade de oportunidades. Hoje, 21/09, celebramos o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

O Brasil tem 18,6 milhões de pessoas com deficiência, considerando a população com idade igual ou superior a dois anos, segundo estimativas feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base na Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2022.

Esse número representa 8,9% de toda a população brasileira a partir de dois anos de idade.

Embora diversas políticas públicas implementadas já tenham reflexo nos indicadores sociais, mostrando a inclusão de Pessoas com Deficiência em espaços de sociabilidade, como nas escolas e universidades, sobretudo públicas, e no mundo do trabalho, a luta é permanente.

Por isso, é fundamental que hajam ações para acelerar o processo de inclusão nos espaços públicos e políticos, além da criação de mais dispositivos de acessibilidade e pesquisas, garantindo vida plena e feliz para milhões de brasileiros.

O Sindicato dos Servidores do IFCE, em todas suas atividades presenciais ou virtuais, garante a acessibilidade em libras. Além disso, nosso site conta tradução em libras de todas as matérias veiculadas e assistente virtual em libras para os demais textos.