2024 foi um ano de muitas lutas, conquistas e transformações. Além de uma das greves mais longas da história do sindicato, na busca de melhorias nos planos de carreiras e nos salários, seguimos lutando em outras frentes. Participamos de diversos atos, assembleias e marchas na luta pela educação, defendemos os direitos de servidores por meios jurídicos e institucionais e também nos organizamos internamente.
Tudo isso só é possível pela participação e apoio dos sindicalizados, que ano após ano seguem à frente das nossas lutas. Que em 2025 sigamos lutando e conquistando muito mais.
Confira a nossa retrospectiva:
Janeiro:
- A Umbó Arquitetura foi o escritório selecionado em edital para desenvolver o projeto de execução da obra.
- Sindicato esteve presente no ato unitário pela recomposição salarial dos servidores públicos federais no dia 24 de janeiro.
- Sindicato inicia campanha contra a demissão da servidora Êmy Virgínia Oliveira da Costa pelo IFCE. A professora é a primeira docente trans do IFCE e sofreu demissão em processo irregular.
Fevereiro:
- SINDSIFCE participa de ato em alusão ao Dia Nacional de Luta da Educação Federal no dia 22 de fevereiro.
- SINDSIFCE marca presença na abertura do 42º Congresso do ANDES-S.
- Sindicato inicia assembleias locais nos campis do interior.
- 48 novos servidores do IFCE, sendo 42 docentes e seis técnicos administrativos em educação, tomaram posse no dia 22. O SINDSIFCE esteve presente neste momento, conversando com os novos servidores.
Março:
- A CGU (Controladoria-Geral da União) anulou o processo administrativo disciplinar que resultou na demissão de Êmy Virgínia Oliveira da Costa pelo IFCE e determinou que a docente fosse reincorporada pela instituição de ensino, incluindo o recebimento de remuneração retroativa e corrigida. O SINDSIFCE atuou nas mais diversas esferas (política, jurídica, institucional) para reverter a demissão.
- SINDISFCE e FASUBRA apresentaram proposta de reestruturação da carreira dos Técnicos-Administrativos em Educação para o Pró-reitor de Gestão de Pessoas do IFCE.
Abril
- Em nove semanas, a comitiva do SINDSIFCE percorreu todos os campi do Estado para debater a campanha salarial e a reestruturação das carreiras. De de 5 de fevereiro a 2 de abril, os diretores do Sindicato dos Servidores do IFCE percorreram 6.390km, conversando com mais de 700 servidores, em assembleias locais.
- O SINDSIFCE marcou presença no Ato Unificado dos Servidores Federais, realizado no Pátio da Reitoria da Universidade Federal do Ceará, no dia 3 de março.
- Em um ginásio lotado, cerca de 700 servidores, docentes e TAEs do IFCE deliberaram pela adesão à greve nacional do Sinasefe. A decisão foi tomada em Assembleia Geral, realizada no dia 5 de abril, de forma presencial, no ginásio de esportes do campus Fortaleza.
- Comandos de Greve e Reitoria assinaram protocolo para compensações e Reitoria indicou a suspensão das aulas, fortalecendo o movimento paredista.
- Servidores do Instituto Federal do Ceará (IFCE) se reuniram em assembleia geral, no dia 24 de abril, para discutir as propostas do governo federal para o reajuste salarial e a reestruturação das carreiras. A proposta foi rejeitada por unanimidade pela base do SINDSIFCE e a greve continuou.
- SINDSIFCE foi parceira da 11ª edição da Marcha em Defesa dos Serviços Públicos; evento aconteceu no dia 24 de abril, na Praça da Imprensa.
Maio
- Mais de 80 professores e técnicos-administrativos do SINDSIFCE somaram-se, no dia 9, a uma agenda unificada do Dia Nacional em Defesa das Universidades, Institutos e Cefets, articulada conjuntamente com SINTUFCE, ADUFC e SINDUECE. A programação contou com uma aula pública na Praça do Ferreira, em Fortaleza, para dialogar com a população sobre temas centrais do serviço público e da Educação e foi mais uma oportunidade de panfletar e dar visibilidade à Greve da Educação.
- Comando Geral de Greve realizou Maratona Político-Cultural com atividades culturais, mesas de debate e marcha em defesa da educação pública no dia 21 de maio.
- Após solicitação da diretora do SINDSIFCE, Lídia Farias, em uma longa articulação com o “TAES na Luta”, o senador Flávio Arns (PSB) incluiu na pauta e aprovou, durante reunião da Comissão de Educação e Cultura do Senado Federal, o requerimento 46/2024, que propõs a realização de uma audiência pública para debater a greve dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) e dos Professores das universidades e institutos federais.
- Base do SINDSIFCE participou, em Brasília, do grande Ato da Educação Federal. O ato fez parte da Jornada de Lutas, nos dias 21 e 22 de maio.
- Docentes e técnicos administrativos (TAES) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) recusaram, por unanimidade, a proposta do governo, apresentada para docentes e TAEs nos dias 15 e 21 de maio, respectivamente, por considerarem que elas não trazem avanços significativos em relação às negociações anteriores e a greve continuou.
- O Sindicato dos Servidores do IFCE, em alinhamento com o SINASEFE Nacional, passou a realizar a filiação de docentes substitutos ao Sindicato da categoria.
Junho
- No dia 6 de junho, no auditório do Campus Maracanaú, o SINDSIFCE realizou palestra com o tema “Regimes Previdenciários no Serviço Público Federal”, ministrada por Priscilla Uchoa, Diretora do Sindicato dos Servidores do IFCE.
- Após quase quatro horas de debate no dia 19 de junho, os servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará analisaram as propostas do Governo para as categorias docentes e técnicos administrativos e decidiram aceitar a proposta do governo, finalizando a greve quando o acordo fosse assinado.
- Servidores do IFCE encerram greve após dois meses, no dia 28 de junho.
Agosto
- SINDSIFCE assume coordenação do Fórum Permanente em Defesa do Serviço Público.
- Sindicato firma novas parcerias e oferta planos odontológicos para filiados com condições especiais, além de desconto em loja de bicicletas.
- SINDSIFCE garantiu direito de servidora e IFCE teve que devolver valores descontados indevidamente: uma servidora do IFCE garantiu na justiça o direito de não sofrer descontos em seus salários devido a um adicional de insalubridade recebido entre 2018 e 2022. A servidora entrou com uma ação após o Instituto tentar cobrar a devolução de valores que ela teria recebido de forma indevida.
Setembro
- Diretores do SINDSIFCE assumem cargos no SINASEFE. Raquel Nepomuceno assumiu a Secretaria da Coordenação de Comunicação da entidade nacional. Lissa Mara Saraiva Fontenele assume a Coordenação de Políticas para as Instituições de Ensino Subordinadas ou Vinculadas ao Ministério da Defesa. Artemis Martins foi empossada na Coordenação de Políticas Educacionais e Culturais, enquanto Francisco Edinaldo Diniz da Costa foi escolhido como o novo conselheiro de ética.
- SINDSIFCE fecha convênio com Hapvida e possibilita plano de saúde com tabela diferenciada e isenção de carências.
- Sindicato conquistou na Justiça direito de servidora TAE, responsável por familiar em condição de saúde grave, exercer 100% de suas atividades de forma remota.
Outubro
- Em negociação com a operadora Unimed (plano coletivo do Sindicato), o sindicato conseguiu reduzir o índice de reajuste anual. Por dois anos seguidos (2022 e 2023), o índice foi 11,89%. Em 2024, o reajuste foi de 10,24% para todos os planos a partir da data base do contrato (novembro de 2024).
- Filiados ao SINDSIFCE passam a compor as novas Comissões do SINASEFE e Grupos de Trabalho no MEC e MGI.
- A Chapa 1 “Unidade em Defesa da Educação Pública” foi eleita com 179 votos para o biênio 2024-2026, superando o número de participação da eleição anterior.
Novembro
- SINDSIFCE participa do 16º encontro de servidores de escolas militares (ESCIME).
- Sindicato realiza bate papo sobre educação antirracista com o tema “Educação Antirracista no IFCE: Desafios e Possibilidades”
- Após solicitação do sindicato, reitoria do IFCE adia prazo para consulta pública sobre o novo Programa de Gestão de Desempenho e realiza reunião com entidades sindicais para debater propostas.
Dezembro
- Docentes sindicalizados e não sindicalizados podem, através da assessoria jurídica do SINDSIFCE, entrar com ação judicial através da assessoria jurídica do sindicato para retificar o interstício de progressão funcional após a concessão da promoção acelerada. A proposta foi feita em reunião aberta realizada no dia 6 de dezembro.
- No dia 14 de dezembro foi realizada a Festa de Natal do sindicato, que reuniu cerca de 300 pessoas no BNB Clube, com muita feijoada e música das bandas Brasilis e Essas Mulheres.