O Encontro Regional de Mulheres do Nordeste do SINASEFE 2025, realizado no início deste mês em Salvador (BA), contou com a presença de representantes da base do SINDSIFCE. O evento teve como tema “Mulheridades: múltiplas formas de existir e resistir”.
Representando o SINDSIFCE, estiveram presentes Raquel Nepomuceno, Maria da Conceição da Silva, Bárbara Luana, Marlene de Alencar, Fátima de Holanda, Lissa Fontenele e Jenniffer Dantas, conforme deliberado em assembleia.
A abertura do evento foi marcada pela apresentação artística da peça “Maria no Espelho”. Em seguida, foi realizada a mesa institucional de abertura com representantes das seções sindicais.
Na tarde do segundo dia (4), a mesa “Corpos Exaustos e Resistências: Condições de Trabalho, Saúde Mental e Políticas do Cuidado”, contou com a participação de Lissa Fontenele, representando o SINASEFE, e Raquel Nepomuceno, representando o SINDSIFCE, além das convidadas Grazielle Felício, Daniela Botti e Isabelle Alves, com mediação de Milena Silva.
Foram discutidas estratégias contra a exaustão, saúde mental, meritocracia e autoritarismo nos colégios militares, sobrecarga feminina, assédio em cargos de gestão, desigualdade social e a importância de políticas de cuidado para servidores.
Ao final, a categoria discutiu alguns encaminhamentos. Entre as reivindicações, foi solicitado que o SINASEFE agende uma reunião com o Ministério da Educação (MEC) para defender que servidoras(es) tenham o direito de levar suas/seus filhas(os) em viagens de trabalho, bem como que as servidoras grávidas tenham direito a um período de cuidado, nos moldes do já previsto para o período de lactação.
Informações e fotos via SINASEFE IFBA/CMS