Representantes do SINDSIFCE participaram do 11º Seminário Nacional de Educação em São Paulo

92

O 11º Seminário Nacional de Educação do SINASEFE, realizado nos dias 29 a 31/05 em São Paulo, reuniu representantes de diversas seções do país, entre elas o SINDSIFCE. Representando o sindicato, estiveram presentes Ana Mirta Alves Araújo, Lourdes Rafaella Santos Florêncio, Jaiane Araújo de Oliveira, Carlos Furtado Maia, Samoel Rodrigues da Silva, Valmir Arruda de Sousa Neto, Leilane Lima Almeida Evangelista, Carlos Robério de Oliveira Barroso, Francisco Edinaldo Diniz da Costa, Andreia de Araújo Freitas Barroso, José Rômulo Porfírio de Lima e Maria Ozirene Maia Vidal.

O 11º SNE teve como tema “Por uma Educação Integral: Inclusão, disputas curriculares e financiamento como resistência ao projeto neoliberal”, e contou com a participação de mais de 200 filiados de 42 seções. Rômulo Porfírio, técnico do Campus Cedro e filiado ao SINDSIFCE, reforçou a importância do evento para os filiados e o sindicato.

“Participar do 11º SNE foi uma grande satisfação. Aprendi muito sobre políticas educacionais, principalmente sobre a importância da educação profissional e tecnológica na Educação e na sociedade, além de como a luta sindical tem força e é capaz de realizar mudanças. As discussões em todas as mesas foram enriquecedoras. Destaco também a socialização, foi uma alegria estar com companheiros da minha seção e conhecer outros companheiros do Brasil inteiro”, detalhou ele.

A abertura, no dia 29, teve uma mesa de boas-vindas, com o tema “Conjuntura das Políticas Educacionais e Culturais no presente: PNE, militarização e EPT”, além de uma conferência de abertura e sarau cultural.

No sábado (30), foram realizadas três mesas de debates. A primeira mesa debateu “Educação, sindicato e políticas de inclusão e diversidade na Rede e nas Escolas do Ministério da Defesa”. A segunda mesa debateu “Educação para classe trabalhadora: defesa do EMI, EJA e das licenciaturas nos IFs”. Já a terceira mesa discutiu “Financiamento da Rede, assistência estudantil e política cultural”, e contou com a palestrante Artemis Martins, da base do SINDSIFCE.

Ao fim do evento, foram apresentados os encaminhamentos das mesas de discussão. A partir disso, eles serão encaminhados às bases, que discutirão dentro do GT de Políticas Educacionais. Além disso, foi elaborada e aprovada uma carta final do evento, que está disponível no site do SINASEFE.

Informações via SINASEFE