Atendendo a uma reivindicação histórica da base, o IFCE anunciou, nesta terça-feira (27), concurso com pelo menos 160 vagas para professores e 100 para técnicos administrativos. O edital, que será divulgado no próximo mês, representa uma conquista para a luta sindical e para os servidores ativos.
O déficit de profissionais nos institutos traz impactos diretos ao trabalho dos atuais servidores, com uma sobrecarga de trabalho e consequente adoecimento mental, além do prejuízo aos estudantes, que têm seu ensino prejudicado por falta de professores e técnicos dentro do ambiente escolar.
Cabe lembrar que o SINDSIFCE, durante anos, tem levado essa importante reivindicação à reitoria do instituto em diversas reuniões com a Progep e o próprio reitor, inclusive durante as assembleias de campi realizadas em 2024 e, consequentemente, a greve.
O último concurso do IFCE foi realizado em 2021, com uma oferta de menos de 200 vagas. Cinco anos depois, é urgente a necessidade da recomposição do quadro de pessoal nos 33 campi do estado, o que aumenta ainda mais o peso desta conquista.
De acordo com as informações divulgadas pelo instituto, a maioria das vagas para docentes serão nas áreas propedêuticas, o que também se relaciona com uma demanda recente do sindicato. No fim do ano passado, representantes da diretoria se reuniram com a Progep e a Proen para defender que todos os cursos de médio integrado tenham professores de todas as áreas propedêuticas, incluindo sociologia e filosofia. Com o possível aumento do quadro de professores, é ainda mais necessário que a reivindicação se cumpra.
O sindicato celebra o anúncio e reforça que seguirá dialogando com o IFCE no que diz respeito às pautas da base, entendendo que melhorias para os servidores representam também melhorias para toda a comunidade escolar.














