Proifes é derrotada após tentativa de golpe em São Paulo

8
(Créditos imagem: Comunicação SINASEFE-IFSul)

Na última sexta-feira, o SINASEFE obteve mais uma vitória contra a Proifes, que segue tentando aplicar golpes em todo o país, criando associações na tentativa de recuperar sua carta sindical. A entidade cartorial convocou uma assembleia em Pirassununga-SP buscando criar um sindicato nacional para “representar” todos os servidores civis das Instituições Federais de Ensino (IFEs) vinculadas ao Ministério da Defesa (MD) – base que o SINASEFE já representa há décadas.

Houve uma grande mobilização desses servidores civis que trabalham nas IFEs ligadas ao MD, que foram em massa ao local da suposta assembleia. Representando o SINDSIFCE, esteve presente Vinícius Venturini, do Colégio Militar de Fortaleza (CMF).

Além de representantes sindicais de diversos estados, também participaram os diretores do SINASEFE Manoel Porto Júnior, Francisco Freitas (Coordenação Geral) e Lissa Fontenele (coordenadora da Pasta de Políticas para as Instituições de Ensino ligadas ao MD, e que também compõe a diretoria do SINDSIFCE).

Ao perceber que haviam sido desmascarados, a Proifes desistiu da assembleia. Em seguida, o SINASEFE fez uma assembleia-ato da categoria, que rechaçou de vez essa tentativa de invasão de base. O sindicato também dialogou com docentes presentes no local. A maioria deles não sabiam que votariam pela criação de um novo sindicato, mostrando o nível de manipulação e golpismo dessa entidade cartorial.

“Gostaria de agradecer ao SINDSIFCE por ter viabilizado a ida de um representante da nossa base. Foi um momento desgastante, mas muito bom, porque eles [Proifes] viram a nossa força. Não será assim que eles vão nos dobrar”, afirmou Lissa Fontenele.

Nas ruas e na justiça, o SINASEFE segue se reafirmando como legítimo representante dos servidores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (EBTT). Em setembro deste ano, o Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10) determinou a suspensão do registro sindical da Proifes Federação, a partir de ação movida pelo ANDES. Agora, mais uma derrota mostra a força dos verdadeiros representantes da luta dos servidores EBTT.

Quem representa os servidores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica é o SINASEFE!