O Plebiscito Popular 2025 é uma iniciativa dos movimentos sociais, centrais sindicais, juventudes, artistas, entidades de fé e partidos progressistas para ouvir a população brasileira sobre dois importantes temas: o fim da escala 6×1 e a taxação dos super ricos.
Com votações iniciadas em julho, o plebiscito segue até o dia 7 de setembro com urnas presenciais e também com votação online no site da iniciativa. A participação acontece com a resposta de sim ou não a duas perguntas: Você é a favor da redução da jornada de trabalho sem redução salarial, e pelo fim da escala 6×1? Você é a favor que quem ganhe mais de 50 mil/mês pague mais imposto, para que quem recebe até 5 mil não pague imposto de renda?
Acesse aqui o link para votação
Quanto mais votos coletados, maior será a pressão feita aos governantes e parlamentares por uma reforma tributária e pela defesa da qualidade de vida da população, buscando construir um país mais justo e igualitário. O resultado da votação será entregue ao presidente Lula, ao Congresso Nacional e ao STF.
Pautas do Plebiscito Popular
O fim da escala 6×1 é uma pauta urgente para o país, entendendo que ela representa superexploração, precarização e adoecimento da classe trabalhadora, roubando o tempo de vida, lazer, descanso e estudo. Junto a isso, faz parte da luta a redução da jornada de trabalho sem redução de salários.
Além disso, a pauta da reforma tributária busca trazer justiça social ao país. Um sistema tributário justo deve ser progressivo: quem ganha mais, paga mais. Ou seja, quem ganha menos de R$ 5 mil não deveria pagar imposto de renda, ao contrário dos que ganham acima de R$ 50 mil, que devem pagar o valor correspondente, assim como aqueles que mandam dinheiro de dividendos ao exterior, garantindo mais recursos ao estado para investir na população.