Nova sede do SINDSIFCE foi inaugurada oficialmente neste sábado (25)

14

A solenidade de inauguração do SINDSIFCE, realizada no último sábado (25), contou com a participação dos filiados e de entidades parceiras, como o DCE, MST, ANDES, ADUFC, SINTUFCE, FASUBRA e SINASEFE. O imóvel, adquirido em 2023, é agora um patrimônio das categorias. Situado na Rua Nossa Senhora dos Remédios, número 170, no bairro Benfica, a nova sede possui 200m² de área construída.

Durante a abertura da solenidade, Jaiane Araújo ressaltou que a conquista da casa é um instrumento de fortalecimento da luta: “É muito importante estarmos aqui, celebrando essa conquista, percebendo que a luta vale a pena, que a ousadia da classe trabalhadora pode ser espaço de colheita de sonhos e projetos coletivos”, afirmou.

O novo espaço conta com recepção, secretaria, sala da comunicação, sala de reuniões, sala do jurídico, cozinha, dois banheiros, área de serviço, quintal, depósito de materiais e arquivo. O projeto da sede foi feito pela Umbó Arquitetura após um processo de seleção realizado pela comissão de reforma.

A coordenadora Geral de Administração, Finanças e Patrimônio do sindicato, Lidia Farias, também destacou a importância da sede: “É um espaço para os movimentos sociais, para as lutas da cidade, para o movimento estudantil e principalmente para os nossos servidores. É um espaço de acolhimento, sobretudo”.

Priscilla Uchôa, servidora que fez parte da comissão da reforma da casa, reafirmou a necessidade de um novo espaço para trazer mais conforto aos filiados, mas também aos trabalhadores do sindicato. “A casa [antiga] tinha diversos problemas estruturais, além de um aluguel que era caro, então fazia sentido darmos esse grande passo de adquirir uma sede”, pontuou ela.

Representando o SINASEFE, Francisco Freitas reafirmou a luta e mobilização conjunta contra a Reforma Administrativa: “Contem sempre com a gente, vamos juntos derrotar a Reforma Administrativa, derrotar a extrema-direita e construir uma educação popular, politécnica, onde técnicos e docentes atuam juntos, algo primordial no nosso sindicato”.

O deputado Renato Roseno (PSOL) também participou da solenidade e realizou uma fala sobre a importância do equipamento para a classe trabalhadora: “A consciência para ter coragem é fundamental quando os aparatos ideológicos ficam nos dizendo que não vale a pena lutar. Estamos num momento em que é importante dizer coisas óbvias, que é importante lutar, que é importante haver instrumentos de luta da classe trabalhadora, instrumentos independentes, autônomos, frutos da autoganização daqueles que trabalham”, destacou ele.

Representando a base do sindicato, Lourdes Vicente, do Campus Crateús, afirmou que a base deve se apropriar do espaço, entendendo como uma conquista coletiva: “A materialização dessa casa é a materialização dos sonhos de muitos trabalhadores e trabalhadoras que se reconhecem na sua classe, e isso é importantíssimo. É a materialidade daqueles e daquelas que acreditam na luta, e devemos afirmar esse lugar como um lugar nosso”, declarou ela.

Cezar Amario, coordenador Geral de Formação Política e Relações Sindicais do SINDSIFCE, agradeceu a todos que fizeram parte do processo de compra e reforma da casa, especialmente as gestões anteriores: “Esse processo é um caminhar de vários companheiros e companheiras, e agora a gente concretiza a reforma, é um legado que a gente deixa para a base, que foi conquistado também com as contribuições da base. Esse é um espaço a serviço da luta, um espaço coletivo”, declarou.

Confira aqui todas as fotos da solenidade