Nota | SINDSIFCE repudia suspensão e redução de linhas de ônibus em Fortaleza

1

O Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (SINDSIFCE) vem a público manifestar indignação com a suspensão de 25 linhas de ônibus e redução de outras 29, iniciadas nesta segunda-feira (29), sem nenhum aviso prévio à população.

Além do desrespeito aos usuários do transporte público, a medida mostra o descaso e a ganância do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus). Com a limitação do transporte na cidade justificada pela falácia de falta de recursos, a população se torna refém de algo que deveria ser um direito básico.

É urgente que a Prefeitura de Fortaleza reveja as concessões atuais com as empresas de transporte representadas pelo Sindiônibus. O transporte público, entendido como um direito, deveria ser de plena responsabilidade do poder público, impedindo o sequestro de uma garantia aos fortalezenses.

No contexto do SINDSIFCE, é notório o impacto negativo da medida no cotidiano de servidores, estudantes e trabalhadores que seguem dependendo de um equipamento sucateado, mas agora com um tempo de espera e com rotas mais longas. Esperamos que o município atue de maneira célere na retomada das linhas e apoiamos a mobilização da classe estudantil contra as suspensões.

O sindicato reforça seu compromisso com as pautas dos trabalhadores, entendendo que é parte fundamental da dignidade do proletariado o direito de ir e vir de maneira segura e acessível, direito este que deve estar acima de interesses privados.