Nota de Solidariedade ao Prof. Fábio Sobral (UFC) e aos seus alunos

O Sindicato dos Servidores do IFCE manifesta solidariedade ao Prof. Fábio Sobral, do Curso de Economia Ecológica da Universidade Federal do Ceará (UFC), e aos seus alunos, em especial aos que atuam no Centro Acadêmico Georgescu-Roegen.

Recentemente, Fábio Sobral esteve, ao nosso lado, ministrando disciplina em nosso Curso de Formação Sindical, de forma voluntária.

Docente comprometido – dentro e fora da sala de aula -, Prof. Fábio é companheiro de primeira hora dos movimentos sindicais e da luta por uma educação emancipatória.

O Prof. Fábio, com seu vigoroso exemplo, nos lembra que no movemos “como educadores, porque, primeiro, nos movemos como gente”, como disse Paulo Freire. Jamais esqueceremos quem esteve ao nosso lado, na luta de resistência.

Ao longo dos últimos anos, o professor e seus alunos, têm sofrido assédio institucional e ideológico pela diretoria da unidade acadêmica, o que ocasionou em diversas ações que levaram ao sucateamento do Curso de Economia Ecológica, como falta de professores, de infraestrutura, de pessoal de atendimento, de estrutura administrativa e de recursos financeiros.

Mais recentemente, as disciplinas que propôs e ministrou ao longo de anos, foram retiradas, sem um aviso sequer.

Bem sabemos, os mecanismos utilizados para buscar enfraquecer nossos sonhos.

Em sua carta, o Prof. Fábio, fala sobre isso: “Tinha decidido me retirar, cansado das violências, de não poder ensinar aquilo que é fruto de muitos anos de pesquisa. Mas os alunos me deram uma lição inesquecível: não devemos desistir diante de setores autoritários, estejam onde estiverem”.

Nosso papel, enquanto entidade de defesa de docentes e técnicos-administrativos, é denunciar, seja em qual espaço acadêmico for, as arbitrariedades autoritárias que buscam intimidar o livre exercício da vocação pedagógica.

Estamos ao lado dos Professores da Universidade Federal do Ceará e do Sindicato (ADUFC), dos seus técnicos-administrativos e dos seus alunos, confiantes de que a Reitoria tomará as providências necessárias para continuidade plena do Curso.

Fortaleza, 14 de novembro de 2023

Diretoria Colegiada do SINDSIFCE.

TRADUÇÃO EM LIBRAS: