Nota de repúdio contra o ataque de Trump à Venezuela

102

O SINASEFE e o SINDSIFCE repudiam com veemência o criminoso ataque militar efetuado pelos Estados Unidos contra a Venezuela na madrugada do dia 3 de janeiro, bem como o sequestro de Maduro e de sua esposa e todas as ações que violam frontalmente a soberania nacional, o direito internacional e colocam em risco a paz em toda a América Latina.

É necessário afirmar com clareza que a ofensiva conduzida por Donald Trump não tem como objetivo a defesa da democracia, nem o bem-estar do povo venezuelano. Trata-se de mais um capítulo do histórico de intervenções imperialistas dos Estados Unidos, que combinam ação militar, coerção econômica, sanções, bloqueios e deslegitimação política como instrumentos de dominação.

A Venezuela é alvo dessa agressão não apenas por seus recursos estratégicos, entre eles as maiores reservas comprovadas de petróleo do mundo, mas, sobretudo, por ousar afirmar soberania, controlar seus próprios recursos, romper com a lógica da submissão e estabelecer alianças fora do eixo de Washington. Esses elementos tornam o país um alvo exemplar para uma política que busca disciplinar a América Latina e reafirmar a hegemonia imperial na região.

Assim como em outras experiências históricas, a exemplo da invasão do Iraque, o imperialismo estadunidense recorre à força, à mentira e à violação das normas internacionais para impor seus interesses, produzindo caos, sofrimento social e instabilidade, para depois responsabilizar os próprios povos pelas crises que ajudou a criar.

O ataque à Venezuela constitui uma ameaça direta a todos os países latino-americanos que ousarem defender projetos nacionais soberanos e populares. Trata-se de um alerta violento de que qualquer tentativa de romper com a lógica imperial será enfrentada com isolamento, sabotagem e punição.

Neste momento, manifestamos nossa solidariedade incondicional ao povo venezuelano. Chamamos todas e todos a se mobilizarem, a ocuparem as ruas e a fortalecerem a solidariedade internacional, em defesa da Venezuela e contra mais uma agressão criminosa dos Estados Unidos à América Latina.

Nota via SINASEFE

Ato em Fortaleza

Entendendo a dimensão deste ataque ao povo latinoamericano, o SINDSIFCE convoca sua base a se fazer presente no ato Em Defesa da Soberania dos Povos, a ser realizado na próxima quinta-feira (8) às 15h na Praça do Ferreira.