Ironicamente, o contrário

Dois pesos e duas medidas. Ares de normalidade, de ambiente plural e democrático, aberto ao diálogo e sem influências político-partidárias.

Empossado em seu cargo, revestido da “impessoalidade” imposta, o gestor máximo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará apregoa, em cartilhas, manuais e falas públicas, condutas que, ele próprio, não é capaz de cumprir.

Para servidores e estudantes, “a rédea curta”, normas, condutas jurídicas a serem seguidas! Ações que nos lembram o tempo do autoritarismo que queremos esquecer!

Ironicamente, o contrário! Não são servidores e estudantes que utilizam a máquina pública para promover ações e eventos de cunho político-partidários. Ironicamente, o contrário! Fotos, vídeos, posts, mostram bem quem recebe, com muito cuidado e afinidades, políticos e seus assessores. Especialmente parlamentares alinhados ao atual governo federal (como o Dep. Capitão Wagner) e que vêm, nos últimos anos, legislando contra servidoras/és públicos, a favor dos cortes na educação e da reforma administrativa, que objetiva acabar com o serviço público em nosso país!

Queremos que servidores possam, sim, expressar-se politicamente nas suas comunidades e nas suas redes, sem, contudo, utilizar a Instituição para isso; o que achamos uma demagogia é a velha máxima “faça o que digo, mas não faça o que faço.”

Naquela “cartilha”, aquele “documento” diz: “é recomendado que os agentes públicos evitem utilizar referências a governo ou candidato”. Seria bom, e também recomendamos, a leitura do material pela Gestão do IFCE.

“Reitoria do IFCE cancela Semana de Direitos Humanos no dia do início do evento, no Ceará”; esse é o título da matéria no G1, canal de notícias. Segundo a reitoria da instituição, o evento é compreendido como “possuidor de um viés político-partidário, o que não condiz com a histórica imagem institucional do IFCE”.

Não é a primeira vez que isso acontece, mas estamos confiantes que será a última. O ódio à pauta dos Direitos Humanos, das minorias, dos invisibilizados, sabemos bem de onde vem e quem o promove sem vergonha nenhuma. Assim, como a Diretoria do Sindsifce não aceitou a censura em 2019, agora também não silenciará diante do aparelhamento da nossa instituição -, que, lembramos, é pública.

Desejamos que todos que fazem parte do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará tenham ciência do que ocorre nesta instituição. Para nós, censura e intimidação! Para eles, bom, para eles, TUDO!

E deixamos, aqui, uma reflexão do Professor da USP, José Moura Gonçalves Filho: “A dignidade de alguém depende de ação, e a ação depende de luta contra o servilismo”.