Filiada ao SINDSIFCE é selecionada em Edital do SINASEFE

Valéria Correia Lourenço, Docente do Campus Crateús, foi contemplada no Edital Novembro Negro 2022, do SINASEFE, que tem como objetivo promover a valorização da identidade negra, da sua história e da sua produção intelectual e cultural.

Doutoranda em Literatura Comparada, pela Universidade Federal do Ceará, Valéria pesquisa as narrativas das mulheres quilombolas na literatura brasileira. O trabalho contemplado no Edital tem como título: “E agora falamos nós: ancestralidade, resistência e memória nas narrativas de mulheres do quilombo das Queimadas, no Sertão cearense”.

“Vou utilizar o recurso proveniente do Edital para fazer uma formação, em 4 encontros, com as mulheres desse quilombo, partindo de textos basilares, tanto da Literatura Brasileira, quanto de textos de teóricas brasileiras. O que quero, na verdade, é ouvir as vozes dessas mulheres; queremos ouvir suas vivências, suas memórias e documentar isso”.

Os resultados desses encontros serão impressos, em um produto, como um livro, para ampla divulgação das suas histórias e perspectivas.

Sobre o Edital Novembro Negro

Apoiados financeiramente pelo SINASEFE, os projetos, inseridos nos âmbitos de Eventos Culturais e Formativos, buscam refletir sobre as experiências históricas e produções culturais da(o) negra(o), na África e no Brasil, entendidas como matriz da sociedade e identidades brasileiras; formar multiplicadores da luta antirracista e afirmar a importância desta luta na atividade sindical, além de promover a valorização da identidade negra e de sua produção intelectual e cultural e contribuir para o combate às formas de opressão que atingem a população negra.

Ao todo, oito projetos foram selecionados.