Em Fortaleza, Dia Nacional de Luta pela Educação Federal supera expectativas

Centenas de professores, técnicos-administrativos e estudantes dos institutos e universidades federais do Ceará tomaram as ruas de Fortaleza em um ato marcante pelo Dia Nacional de Luta pela Educação Federal. A manifestação teve início na manhã de ontem (3). Os servidores se concentraram na Reitoria da UFC, onde participaram de atividades políticas e culturais, ainda pela manhã. Caravanas vieram de diversos locais do Estado para a grande caminhada.

Às 14 horas, a multidão iniciou o percurso pelas ruas do Benfica e do Centro, em direção à Praça do Ferreira. Durante o trajeto, palavras de ordem e discursos ecoavam em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade.

A organização do ato foi realizada pelo SINDSIFCE, SITUFCE e ADUFC.

Só a luta muda a vida

Em Brasília, concomitantemente, acontecia a mesa de negocição, que resultou na formalização de encontros previstos para 11 de junho, para discutir a carreira TAE e em 14 de junho, para tratar da carreira docente.

A mobilização em Fortaleza se soma a outras manifestações que estão acontecendo em todo o país em defesa da educação federal. A conquista da retomada da mesa de negociação é um passo importante na luta por melhores condições de trabalho para os servidores da educação federal e pela valorização da educação pública no Brasil.
Apesar das mobilizações intensas dos últimos meses, as negociações entre os sindicatos e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) ainda não avançaram. O governo insiste em manter reajuste 0% para 2024, além da negativas para as demandas não econômicas.
Por outro lado, a proposta apresentada pelo governo federal foi aceita pela Proifes (Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico), uma das entidades sindicais. Porém, na última quarta-feira, 29, o acordo foi derrubado pela 3ª Vara Federal de Sergipe, após decisão do juiz Edmilson da Silva Pimenta.

Avaliação do Comando

O Comando Geral de Greve do IFCE informou que o ato superou as expectativas, com grande contingente de servidores ocupando as ruas do centro da cidade, chamando a população para a defesa da causa justa. A participação expressiva da comunidade do IFCE reforça a importância da instituição na luta por um futuro melhor para a educação brasileira.

Importante destacar que a conquista da retomada da mesa de negociação é um resultado direto da força e da união dos trabalhadores da educação em todo o país.

Confira algumas fotos:

TRADUÇÃO EM LIBRAS: