Congresso inimigo do povo liderado por Hugo Motta segue atuando a favor da extrema-direita

24

Seguindo a prática de agir na calada da noite, Hugo Motta pautou, na madrugada desta quarta-feira (10), o texto base do Projeto de Lei que diminui as penas dos condenados pela tentativa de golpe de 8 de janeiro, além de retomar a pauta da cassação do Deputado Glauber Braga, que chegou a ser retirado à força da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados por policiais legislativos durante a plenária.

O PL da Dosimetria, como é chamado, pretende diminuir a pena pelo crime de golpe de estado e acelerar a progressão da pena, permitindo um período menor de regime fechado, o que beneficia diretamente o presidiário Jair Bolsonaro, principal figura da tentativa de golpe. Como se não bastasse a tentativa de criar mais uma ferramenta de impunidade, Hugo Motta e seus aliados também voltaram a perseguir a esquerda nesta madrugada.

Após protestar pacificamente contra o retorno da análise de cassação de seu mandato, Glauber Braga foi retirado à força da cadeira do presidente da Câmara por policiais legislativos, uma cena lamentável que demonstra a falta de respeito de Hugo Motta com sua oposição. Agravando ainda mais a situação, a TV Câmara cortou a transmissão durante o tumulto, uma decisão inédita e claramente autoritária. Jornalistas também foram retirados do plenário pelos policiais do Congresso de maneira truculenta.

O tratamento dado pela chefia da Câmara, cabe ressaltar, foi bem diferente durante o protesto feito contra a prisão de Bolsonaro, onde dezenas de deputados também ocuparam por 24h a cadeira da presidência com adesivos na boca e correntes. Neste caso, Hugo Motta atuou “na base do diálogo” para resolver a situação, como o próprio afirmou em entrevista.

É inadmissível a atitude antidemocrática de parlamentares que deveriam trabalhar a favor do povo, e não pela família Bolsonaro e os membros da organização criminosa que atentou contra o estado de direito. A população sempre sairá perdendo em um jogo onde as regras são alteradas para beneficiar poderosos, enquanto pautas necessárias são atrasadas e esquecidas.

Esperamos que a justiça prevaleça, que Glauber Braga mantenha seu mandato, que o Senado ponha fim à PL da anistia e que Hugo Motta seja cassado por sua atuação desprezível na Câmara. Enquanto o congresso continuar agindo contra a democracia, seguiremos nas ruas lutando contra os inimigos do povo.

Ato em Defesa de Glauber Braga

No Brasil, diversos atos estão sendo organizados para demonstrar apoio ao deputado. Glauber Braga foi um dos principais parlamentares que demonstrou apoio aos sindicatos e fóruns da educação durante a greve de 2024, sendo fundamental na defesa das categorias dentro e fora da Câmara, apoiando os pontos do acordo e posteriormente pressionando o governo pela aprovação deste acordos. O parlamentar mostra na prática que atuou e atua, durante toda sua trajetória política, na defesa dos direitos da população.

Em Fortaleza, o ato será realizado nesta quarta-feira (10) na Casa Marielle Franco (Rua Waldery Uchôa, 260 – Benfica), a partir das 18h. Convocamos nossa base a se fazer presente neste momento tão importante.