
Mobilizada há meses, a categoria de trabalhadoras(es) da Rede Federal de Educação reforçou seu rechaço à Reforma Administrativa nesta semana. Em manifestações realizadas nesta terça (28/10) e quarta (29/10), milhares de servidoras(es) foram às ruas, tanto nos estados quanto na capital federal. Organizadas(os) no SINASEFE, elas(es) exigem o cumprimento total dos acordos da greve de 2024 e denunciam que a PEC 38/2025 é uma tentativa de demolição dos serviços públicos.
Panfletagens, rodas de conversa, assembleias e manifestações de rua se espalharam pelo Brasil para mostrar à população que as propostas de Reforma Administrativa, em tramitação no Congresso Nacional, são verdadeiras tentativas de entregar serviços públicos para o mercado, caçar direitos das(os) trabalhadoras(es) e prejudicar o povo.
Em Fortaleza, um ato foi realizado em frente ao prédio da Receita Federal, reunindo diversas entidades representativas dos servidores municipais, estaduais e federais. Roberto Araújo, coordenador geral de Comunicação do SINDSIFCE, esteve presente e ressaltou a importância do ato.
“Contamos com a participação de inúmeros sindicatos dos mais diversos segmentos marcando a nossa luta contra a reforma administrativa, se mobilizando contra essa PEC que tem por objetivo a destruição do serviço público. Continuaremos na luta”, afirmou ele.
PEC 38/2025
Sem transparência e sem diálogo efetivo com a sociedade, 171 deputados protocolaram, no último dia 24 de outubro uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que tentam vender “como contra privilégios”, mas que na verdade vai precarizar, privatizar e terceirizar os serviços públicos! Se for aprovada, essa Reforma atacará a estabilidade, as carreiras e o direito do povo aos serviços de qualidade. Veja mais no panfleto do sindicato.
Mobilização em Brasília-DF
Com a participação de servidoras(es) de todas as esferas (federal, estadual e municipal), milhares de pessoas marcharam nas ruas de Brasília-DF para reforçar a denúncia do caráter nefasto da Reforma Administrativa (PEC 38).
Dezenas de seções sindicais do SINASEFE enviaram suas caravanas para fortalecer a Marcha Unificada dos Serviços Públicos Contra a Reforma Administrativa. A manifestação foi convocada pelo Fonasefe, em conjunto com diversas centrais sindicais.
Informações via SINASEFE














